Ter um bom controle financeiro é uma ação essencial para que o negócio apresente desempenho positivo e sustentável. A partir dele é possível identificar as oportunidades de melhoria e fazer planejamentos.

Mas o que é um bom controle financeiro? Ele consiste em se estabelecer uma rotina planejada e aplicada a partir das operações e fazendo seu monitoramento. O processo financeiro e seu controle, são fundamentais para a realização de estudos aprofundados sobre o negócio e auxilia na gestão estratégica.

Neste artigo, indicamos algumas práticas que podem lhe ajudar a fortalecer as finanças do seu negócio. Continue a leitura e saiba mais!

Controle o seu fluxo de caixa

Você registra uniforme e sistematicamente todas as entradas e as saídas da sua ótica? Parece simples, mas o controle de caixa é uma atividade que deve ser realizada com muita atenção e, de preferência, com o auxílio de recursos tecnológicos e de preferência voltados ao segmento.

É interessante fazer esse registro de forma digital, pois é possível utilizar os dados para certas constatações, como: as maneiras de pagamento mais utilizadas pelos clientes, dias da semana em que as vendas apresentam uma performance melhor, se as vendas estão em movimento crescente ou decrescente.

O controle de caixa também deve registrar as formas de pagamento. Com um bom controle financeiro é possível planejar os indicadores de resultados econômicos, que são conceitos bem diferentes dos financeiros. Se necessário, consulte seu contador ou os consultores da Optidados.

Faça a gestão de contas

A gestão de contas é o gerenciamento dos recebimentos e obrigações. O objetivo pode ser o de se evitar ao máximo o pagamento de juros e de multas e até mesmo o recebimento pode não ser interessante. O ideal mesmo é que não haja atrasos nos recebimentos, o que ajuda na gestão.

O processo também ajuda a reduzir a inadimplência ao usar as informações do fluxo de caixa para construir um relacionamento pós-venda com o cliente.

A gestão de contas é necessária para um controle financeiro inteligente e proativo. É a partir dele também que se consegue que seja executada a contabilidade financeira (para o Fisco) e a gerencial, para seu uso, em seu negócio.

Baixe gratuitamente o eBook Análise SWOT

Tenha um controle de estoque

O estoque corresponde a todo recurso que está diretamente relacionado à atividade-fim do seu negócio, ou seja, são bens que têm por objetivo promover um retorno financeiro.

O controle de estoque deve ser aplicado diariamente, considerando faixas de períodos para a realização de análises, como mensal. Não é possível atualmente falar em análise anual, tempo longo demais. Um bom controle de estoque ajuda muito a se fazer a mensuração do CMV (Custo de Mercadorias Vendidas) e utiliza método para esse processo, como:

PEPS

Você pode usar o PEPS (primeiro que entra, primeiro que sai). Nesse modelo, os custos das mercadorias são avaliados de acordo com o valor do primeiro item que entrou no estoque e que ainda permanece lá. Isso significa que o estoque é avaliado pelo custo de aquisição do item mais antigo.

UEPS

Existe também outro método conhecido como UEPS (último que entra, primeiro que sai). Nesse método, o CMV é avaliado de acordo com o valor da última compra que chegou ao estoque.

MPM

A Média Ponderada Móvel, é o método mais utilizado. Ele consiste em considerar os diferentes preços de custos das aquisições, de uma mesma mercadoria (código, marca, modelo, tipo etc), para então se tirar um custo médio de aquisição, mas considerando o conceito de ser média Ponderada.

Independente do método, deve haver o controle dos estoques, ele é essencial!

Para que o seu negócio possa crescer de forma sustentável e sair mais rapidamente da crise econômica, é necessário investir em otimização dos processos e na sua digitalização.

Se você se interessou no assunto e quer melhorar o desempenho financeiro e econômico da sua ótica, entre em contato conosco e descubra como podemos ajudá-lo!

Bianca Boscolo

Sou formada em Administração de Empresas pela UNIP-Campinas, com especialização em Gestão de Pessoas pela FAJ. Me considero uma pessoa cheia de energias e apaixonada por uma boa cerveja artesanal. Descobri o segmento ótico em 2011, onde trabalhei em uma ótica por dois anos até ingressar na Optidados. E é com essa energia e experiência que escrevo com grande atenção para o Blog Optidados.

Postagens publicadas: 46