Sistema mobile, desktop e cloud: entenda as diferenças

Sistema mobile, desktop e cloud: entenda as diferenças

Não é de hoje que a tecnologia de gestão tornou-se indispensável. Atualmente, boas ferramentas de controles são essenciais para manter a competitividade do negócio 5.0, garantindo uma operação mais enxuta, eficaz e lucrativa. Neste contexto, o sistema mobile, desponta como solução estratégica (quando comparado com o desktop e cloud), pois tudo está na palma das mãos.

É comum, no entanto, que os gestores tenham dúvidas a respeito das modalidades disponíveis. Se esse é o seu caso, queremos te ajudar: chegou a hora de entender,  quais são as particularidades de cada tecnologia.

Neste post, discutimos a importância de conhecer as opções oferecidas para, em seguida, compartilharmos dicas práticas, sobre a melhor forma de escolher entre um sistema mobile, desktop ou cloud.

Começando!

Por que é importante conhecer as opções de tecnologia disponíveis?

Gestores focados em resultados valorizam números! 

Por isso, vale a pena compartilhar um levantamento produzido em 2019 pela TNS Research: segundo a pesquisa, empresas que investem em tecnologia para dados, crescem em média, 53% a mais do que aquelas que negligenciam as ferramentas de gestão.

O número, por si só, reforça a relevância de se investir em gestão. Ao contar com um software aderente, robusto e integrado, os líderes têm mais segurança para tomar as decisões estratégicas do negócio. Dessa forma, trabalham com mais autonomia e consistência, na missão de expandir suas operações.

Imagine que, ao emitir um relatório de estoque, você tenha percebido que determinado modelo de óculos está com unidades excedentes. É bastante provável que seu primeiro pensamento seja: “Preciso girar os produtos, antes que se tornem obsoletos ” — o que pode ocorrer na troca de coleção, por exemplo.

Para embasar possíveis decisões promocionais, por sua vez, convém consultar o histórico de sazonalidade, identificando se o período escolhido é tradicionalmente marcado por vendas aquecidas. Assim, você terá uma base consistente para validar as margens de lucro, criando incentivos de preço.

Tudo isso pode — e deve — estar a poucos cliques de distância. Um bom sistema ótico centraliza as informações e consolida dados indispensáveis para o planejamento de estratégias mais lucrativas, maximizando a competitividade da ótica.

Primeiro sistema mobile para óticas, optiSoul.

Sistemas mobile, desktop e cloud: como escolher a melhor alternativa?

As tecnologias orientam e acompanham o desenvolvimento do mercado. Por isso, é natural que as ferramentas trilhem um caminho de evolução, adaptando-se a novas demandas e correspondendo às necessidades de empresas de alta performance

Não há exagero quando dizemos, então, que a escolha do sistema é determinante para o sucesso do negócio no médio e no longo prazo. Afinal, mais do que optar por um sistema que entregue as funcionalidades que você precisa hoje, é necessário escolher a tecnologia que vai acompanhar o crescimento da empresa amanhã.

Confira as principais diferenças e características entre os sistemas mobile, desktop ou cloud:

Sistema desktop

O modelo desktop foi, sem dúvida, o precursor da tecnologia de gestão. Quando os primeiros ERPs surgiram, era necessário instalar o software individualmente em todas as estações de trabalho.

Além disso, os sistemas desktop não estão preparados para a dinâmica do trabalho moderno. O modelo não permite o acesso remoto,  o que  impede que gestores acompanhem os Resultados a qualquer hora e lugar.

No que diz respeito ao investimento, o software no desktop costuma representar ônus expressivo: além da compra de licenças, a infraestrutura (tais como servidores locais, por exemplo) precisa ser adquirida, mantida e atualizada, implicando em despesas recorrentes e, muitas vezes, bastante altas.

A procura por tecnologias desktop caiu vertiginosamente nos últimos anos.

Opções mais alinhadas às demandas do mercado, capazes de conferir agilidade e segurança aos processos e a gestão, agora ocupam cada vez mais espaço no dia a dia das organizações.

Sistema cloud

A computação em nuvem, como também é conhecida, é um reflexo do desenvolvimento tecnológico para atender as novas demandas.

Na prática, os sistemas cloud armazenam as informações em um servidor externo, permitindo que as funcionalidades do Sistema de gestão sejam acessadas por meio de qualquer navegador web. Dessa forma, funcionários e gestores podem trabalhar em qualquer lugar, a qualquer dia e hora.

E se engana quem acha que a segurança dos dados correm riscos nesse sistema. Pelo contrário: a nuvem preserva a integridade das informações, sem comprometer a eficiência das entregas, como regra.

No entanto, caso haja problemas com a conexão de internet, o sistema pode sair do ar, prejudicando operações do dia a dia e atrasando demandas importantes.

Além disso, quando o assunto é investimento, os gastos iniciais com o cloud tendem a ser menores, já que o modelo é pautado no pagamento de assinaturas, e não necessariamente na compra de licenças.

Sistema mobile

Os sistemas mobile são a resposta para uma concorrência cada vez mais acirrada.

O motivo? Simples: esse tipo de tecnologia garante que os funcionários/profissionais, bem como as lideranças, possam trabalhar de qualquer lugar e em qualquer dispositivo com muito mais eficiência, eficácia e efetividade.

Além da flexibilidade do modelo em nuvem, que torna o acesso às aplicações mais rápido e assertivo, a operação mobile assegura que as operações, dados e decisões estejam sempre à mão. Precisa dar entrada em um pedido, por exemplo? Sem problemas: de qualquer lugar, com o celular, e em poucos cliques, a ordem é gerada e integrada ao software, desencadeando as ações subsequentes.

O investimento em um sistema mobile é semelhante aos valores convencionais de uma implantação cloud, e a segurança dos dados, igualmente estável e confiável. Porém, os benefícios do modelo mobile, no entanto, extrapolam a nuvem e conferem mais autonomia às decisões do negócio, o gerenciamento está na  palma da mão.

Por que o OptiSoul é sua melhor opção?

O OptiSoul é o único sistema de gestão ótico a entregar 100% de mobilidade. A sua tecnologia é nativa para mobile e, por isso, todas as funcionalidades são pensadas e construídas a fim de empoderar as equipes, no seu dia a dia

Portanto, não importa se parte do Time (estratégicos) está na ótica ou em home office, trabalhando remotamente: todos os processos estão a poucos cliques de distância e podem ser executados em qualquer tela, inclusive na ausência de conexão com a internet. 

Do cadastro de clientes às análises do fluxo de caixa, o OptiSoul entrega a melhor experiência de navegação para que todas as entregas se mantenham no prazo — e, é claro, não deixem a desejar na qualidade do serviço.

O mercado, cada vez mais competitivo, exige que as empresas se adaptem às demandas em constante transformação.

Lembre-se: o futuro já chegou, e a ótica do presente precisa de um sistema mobile para continuar crescendo com saúde e lucratividade.

Este conteúdo te ajudou? Está em busca de uma solução aderente, completa e eficaz para alavancar processos e resultados na sua ótica? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo a atingir novas e mais ousadas metas.

Orlando Bueno

Sempre buscando referências nas melhores práticas do segmento ótico global e com vivência de 3 décadas no varejo ótico nacional, idealizei a Optidados em 2008, com a missão de oferecer às Óticas do Brasil, inteligência de informação e eficiência de resultados comerciais, através de soluções tecnológicas de ponta. São com essas experiências que escrevo com muito prazer para o Blog da Optidados.

Postagens: 42