Este conteúdo tem o objetivo destacar a diferença, entre Preço e Valor.

Caso você esteja na guerra da prática de Preço, saia dela, e entre para o mundo da prática de Valor, isso caso queira seu negócio mais sustentável e com maior perenidade. Isso não só é diferente, como faz toda a diferença!

Algumas realidades comuns, explicam a Diferença da prática do Preço e do Valor.

Exemplo da prática de preço

Ofertas, promoções com “pegadinhas” e/ou intenções ocultas, que fazem o consumidor (hoje muito informado e atualizado) “pescar” a segunda intenção da ótica, ou seja, de vender a qualquer Preço, a qualquer custo.

Isso pode causar grandes dúvidas, até indignação, na cabeça do seu consumidor.

É comum vermos postos de combustíveis, até próximos, praticando Preço, ou seja, brigando sempre por quem oferece o menor custo ao cliente.

E daí vem a pergunta natural:

Vende mais barato, porque:

  • vende muito mais e absorve mais facilmente seus custos fixos;
  • compra muito melhor;
  • qualidade muito inferior e/ou ;
  • pratica algum tipo de fraude?

Como regra, não temos respostas para isso.

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Exemplo da prática de valor

Ainda no exemplo do posto de gasolina, podemos pensar/admitir que o posto que tem o preço mais caro, pouco ou muito,  é por que trabalha com melhor atendimento (o que pode fazer muita diferença), trabalha com qualidade superior (não vende gasolina adulterada), não vende gasolina roubada e com isso, por consequência pratica e lhe entrega Valor.

Em tempos de muita dificuldade financeira dos consumidores, é de se pensar que é melhor praticar Preço e sobreviver no curto prazo, do que trabalhar para se praticar o Valor.

Porém, não se engane: agregar valor é o mesmo que buscar a sustentabilidade e a fidelidade do cliente, o que lhe trará não somente o resultado no curto prazo, mas também no médio prazo. O longo prazo dependerá de muitos outros fatores estratégicos e não somente das ações operacionais e táticas, acertadas e assertivas, executadas por todas as áreas de sua ótica.

Observação da prática atual 

O que é cada vez mais comum, felizmente, é o consumidor não escolher pelo menor preço, mas sim pela qualidade de um bom atendimento, pela marca, pela confiança, pela fidelidade, ou seja, o menor preço normalmente Não é fator predominante para se obter melhores Resultados. Pode até vender mais, mas…

Característica de quem pratica Preço

Resultado final ruim para o negócio, por não se auto valorizar e priorizar o melhor e necessário entendimento, quanto a se fazer uma bem feita formação de preço de venda. Ela precisa incluir Valor. Se não for observado isso, entra na referida guerra de Preço.

Característica de quem pratica Valor

  1. Faz eficiente, eficaz e efetiva parceria com os seus Fornecedores, um ganha/ganha de fato;
  2. Faz gestão: estoques, custos, financeira, fiscal, contábil gerencial e outras;
  3. Trabalha com sistema de gestão ótico voltado para o varejo ótico, que permita a usabilidade e a mobilidade que o negócio tem exigido.
  4. Produtos com origem, com cumprimento de toda a legislação fiscal.

Conclusão:

A felicidade e o sucesso da ótica, deve estar baseado em criação de Diferenciais junto aos seus clientes e parceiros, incluindo a sua Organização Contábil.

Trabalhe suas ações operacionais e táticas, baseadas em criar esses diferencias no atendimento, saindo do “piloto automático”, deixando claro que o Valor faz parte do seu negócio e que a precificação final de venda dos seus produtos e serviços, considera também o Valor do seu trabalho e não somente o Preço do seu produto.

Orlando Bueno

Sempre buscando referências nas melhores práticas do segmento ótico global e com vivência de 3 décadas no varejo ótico nacional, idealizei a Optidados em 2008, com a missão de oferecer às Óticas do Brasil, inteligência de informação e eficiência de resultados comerciais, através de soluções tecnológicas de ponta. São com essas experiências que escrevo com muito prazer para o Blog da Optidados.

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