Se você tem um negócio ou quer começar a empreender, com certeza sabe que o marketing é fundamental. Para alcançar o sucesso e conquistar consumidores devotos da sua marca, é essencial que você saiba o que é branding e como desenvolver estratégias certeiras.

O branding é um ramo do marketing que busca alcançar os consumidores por meio do posicionamento da marca no mercado. Na prática, a empresa o coloca em ação para transmitir aos consumidores os seus valores e, assim, cativá-los.

A gestão da marca acontece em diversos níveis, não ficando restrita ao relacionamento com o cliente. A forma como a empresa se relaciona com outros stakeholders, como seus colaboradores, é crucial para a sua reputação.

A seguir, aprenda como construir uma estratégia de branding para a alta performance!

Estabeleça um propósito

O ponto mais importante do desenvolvimento do branding do seu negócio é definir o propósito da sua marca. É ele que vai guiar todo o desenvolvimento da sua ótica, inclusive na definição do seu público-alvo. Um equívoco muito comum entre os empreendedores é inverter essas etapas. Isso acaba colocando o negócio sem identidade, sem uma definição de audiência real.

A tendência é que a empresa não se firme no mercado. Basicamente, é o propósito que define qual é o cliente ideal do seu negócio. Faça o quadro de valores da sua marca, consolide a identidade da sua empresa. A posterior análise do público-alvo vai acrescentar esse processo, mas com o foco na percepção que ele vai ter da sua marca.

Baixe gratuitamente o infográfico

Estude seu público-alvo

O segundo passo para desenvolver uma boa estratégia de branding é conhecer o seu público-alvo. É natural que as marcas tenham mais de uma audiência. Por isso, é fundamental que você faça a definição das personas do seu negócio. Além disso, o mapeamento da jornada desses stakeholders permite mais qualidade no desenvolvimento das soluções.

Como destacado no início deste post, a gestão de marca deve acontecer em diversos níveis, além do cliente. Com o mapa da jornada, você define os touchpoints (pontos de contato) ideais para cada uma dessas interfaces, consegue solucionar problemas e ainda identificar o momento certo de atuar.

Atente ao PDV

Agora, você sabe o que é branding, mas conhece o significado da sigla PDV? Esse é um termo muito usado e corresponde a Ponto de Venda. Basicamente, o seu PDV é o local onde a “mágica” do negócio acontece, ou seja, a loja da sua ótica. O posicionamento de marca no ponto de venda é primordial para causar uma identificação do consumidor com o seu negócio.

Exemplos clássicos de PDVs com forte identidade são os negócios no modelo de franquias, como Boticário, McDonald’s, Burger King, Cacau Show: arquitetura, som ambiente, produto e atendimento com igual qualidade em qualquer filial. Parece simples, mas manter o padrão, principalmente de referência de marca e qualidade, não é um processo de gestão fácil. O seu PDV deve destacar o diferencial da sua marca e refletir os valores do seu negócio.

Como cuidar do PDV

A padronização é a primeira qualidade quando falamos de branding, de identidade de marca. Para fazer isso, primeiramente, você deve ter os valores do seu negócio bem definidos. Eles são o alicerce da cultura corporativa da sua ótica e a referência para o desenvolvimento de ações estratégias.

Quando os valores são bem aplicados no negócio por meio da gestão de pessoas, com uma boa comunicação interna, por exemplo, você consegue levar a identidade do seu negócio para cada um dos seus processos. Isso resulta em padronização e qualidade no atendimento ao cliente.

Por isso, mais do que recursos de comunicação visual, os profissionais que representam a sua ótica devem ser exemplos práticos dos valores dela. É essencial investir no treinamento desses talentos, e desenvolver estratégias de employer branding (marca empregadora) para alinhar cada vez mais a cultura organizacional do seu negócio.

Para conseguir atuar na estratégia de marketing da sua ótica, mais do que saber o que é branding, você deve contar com processos fluidos e precisos. Nesse sentido, a automação é um recurso primordial para conferir mais qualidade e praticidade às rotinas produtivas do seu PDV. Conte com um software especializado para óticas e conquiste resultados cada vez melhores nas suas vendas.

Quer saber mais? Fale com um de nossos consultores e conheça a ferramenta de gestão de óticas personalizada para você!

Leonardo Vieira

Formado em Marketing pela UNIFAJ. Me considero uma pessoa muito determinada e que sempre busca realizar seus objetivos. Estou no "mundo óptico" há mais de 5 anos, e a cada dia aprendo mais com a melhor equipe. Busco transmitir meus conhecimentos com o intuito de ajudar o maior número de óticas possível, através do Blog da Optidados.

Postagens publicadas: 11