6 Coisas que você precisa saber sobre clientes fiéis

6 Coisas que você precisa saber sobre clientes fiéis

A oferta do melhor produto, associada a disponibilidade de muitas marcas, menor preço do mercado e as melhores condições de pagamento, NÃO É A REALIDADE da maioria esmagadora do mercado ótico brasileiro. Portanto, para atrair consumidores para a sua loja, você precisa investir pesado na fidelização do seu cliente.

Um cliente fiel é alguém encantado com o seu serviço. Muitos estudos e pesquisas, apontam que manter esses consumidores é mais fácil e mais barato do que conquistar novos.

Portanto, nesse artigo vamos trazer alguns benefícios que somente clientes totalmente fidelizados podem trazer para o seu negócio. Vamos lá!

1. Redução de custos com propaganda

Um cliente fiel sempre volta pra comprar na sua ótica.

Portanto, com ele, seus investimentos com propaganda serão menores do que para atrair pessoas totalmente novas e que nunca entraram na sua loja.

Ou seja, se você cria um círculo de clientes fidelizados, tem a possibilidade de economizar com esse custo e até mesmo investir esse dinheiro para melhoria de outros setores ou desenvolvimento de novas estratégias.

2. Indicação de novos clientes

Esse tópico tem total relação com o anterior.

Pense que uma clientela fixa, leal e satisfeita, fará propaganda boca a boca da sua ótica para os amigos e familiares.

Quem nunca ouviu que a melhor propaganda que existe é a boca a boca?

Quando seus clientes são fiéis, eles indicarão sua ótica para outros, que também poderão se tornar fiéis e indicar para mais pessoas, formando assim um ciclo de clientes fidelizados. Perceba a oportunidade que você tem de demonstrar a sua credibilidade, com um custo mínimo.

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3. Aumento das vendas

Além da rede de indicações que citamos acima, existe um outro dado importante que é valioso para o aumento das suas vendas.

Estudos indicam que clientes fiéis costumam comprar de você uma variedade maior de produtos, como solares, lentes de contato, estojos entre outros produtos não ligados a ótica, tudo isso por confiar na sua marca.

Essas pessoas também compram por diferentes canais de venda, como por exemplo: internet, outras filiais, um quiosque ou uma loja itinerante.

4. Preços acima do mercado

Clientes que se sentem satisfeitos, acolhidos e encontram intimidade com a sua ótica, não procuram ver o preço dos concorrentes.

A ideia de comprar na sua loja é tão natural, que mesmo que os seus produtos e serviços estejam acima da média do mercado, seus consumidores vão preferir sua empresa.

Ou seja, eles estão dispostos a pagar um pouco mais pelo seu produto ou serviço, por confiarem na sua reputação e por se identificarem com suas práticas. Com isso, sua margem de lucro também aumenta.

5. Redução dos custos

Como é possível encontrar em qualquer estudo de marketing e/ou administração, conquistar novos consumidores custa para a sua empresa de 5 a 7 vezes mais do que manter satisfeitos aqueles que já são fiéis à sua ótica.

Portanto, fidelizar clientes é um grande investimento, que entrega redução de custos para a sua ótica e consequentemente, aumenta sua lucratividade.

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6. Feedback qualificado

Normalmente, a única comunicação que vem espontaneamente do seu cliente é a reclamação, e mesmo assim, muitos clientes preferem apenas abandonar a sua ótica.

Portanto, se algum cliente fizer algum tipo de reclamação, ouça e considere.

Eles são os melhores indicativos de como anda a qualidade dos seus produtos, serviços e atendimento. Pense que a questão levantada por um, pode ser objeto da insatisfação de outros também. 

Os clientes que reclamam, querem ser ouvidos e querem ter a certeza de que o seu problema será solucionado.

Finalizando

A fidelização de clientes é uma das ferramentas mais eficientes nas estratégias de competitividade de mercado e deve ser considerada essencial para o sucesso da sua ótica.

Invista em um sistema de gestão que te proporcione um ótimo gerenciamento de relacionamento com o cliente, pois isso facilitará sua comunicação e deixará seus clientes ainda mais próximos do seu negócio.

Tenha o seu cliente como foco, pois, a partir do momento em que ele incorporar a sua marca para a vida dele, nunca mais abandonará seus serviços e além disso, fará propaganda gratuita da sua ótica.

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Carol Melzani

Sou coordenadora da Central de Relacionamento na Optidados. Me formei em Direito pela Faculdade de Jaguaríuna, onde despertei grande interesse em discussões acerca do direito empresarial. Amo aprender e entender com os clientes, os desafios que me cercam, propondo soluções que conciliam a tecnologia com as boas práticas de varejo. Utilizo desse lema como o direcionador dos textos que escrevo para o Blog Optidados.

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