Ações que sua ótica pode fazer no Facebook
Aqui em nosso blog eu já escrevi um artigo mostrando os motivos para a sua ótica estar presente no Facebook. Nele, eu expliquei as principais diferenças entre ter uma FANPAGE e um PERFIL PESSOAL, assim como os riscos de escolher o segundo para representar a sua empresa.
Mas se você já leu, então…
Vamos começar
Assim como o título já aponta, nesse artigo o meu objetivo é dar algumas sugestões do que você pode fazer na página da sua ótica para manter seus seguidores engajados e tentar convertê-los em clientes (ou até mesmo manter quem já é).
Vale relembrar um ponto importante: todas as ações aqui sugeridas devem ser executadas dentro de um fanpage.
Desse modo, você conseguirá mensurar os resultados das suas campanhas e ações, diferente de um perfil, que além de ser contra as diretrizes do Facebook (apenas pessoas físicas podem ter um perfil), possui uma gama muito menor de informações a sua disposição.
Qualidade + Periodicidade é melhor que Quantidade
Um erro que muitos cometem ao levar sua empresa para o Facebook é lotar a página de posts e conteúdos de uma só vez, sem nenhum planejamento e objetivo.
O grande problema dessa euforia inicial, é que ela é passageira e difícil de ser mantida, ainda mais quando não há um planejamento consistente.
Se o seu público se engajar com uma grande quantidade de posts no começo, ele esperará que você a mantenha futuramente, o que será um trabalho bem cansativo no longo prazo.
Sendo assim, é muito melhor traçar um planejamento de posts semanais e manter uma periodicidade.
Se você definir que fará posts apenas de segunda à quinta, não tem problema nenhum, desde que toda segunda, terça, quarta e quinta, realmente realize essas postagens.
Também recomendo que você crie categorias para seus posts, para que tenha uma variedade de conteúdos em sua página.
É importante conquistar seus seguidores e fazê-los se interessarem por seus conteúdos. Você não utilizará 100% do seu potencial se divulgar apenas ofertas.
Para exemplificar melhor essas dicas, veja um exemplo simples de planejamento:
- Segunda
– Oferta óculos (10h30)
– Notícia sobre o segmento ou a loja (12h00 ~ 16h00) - Terça
– Depoimento de cliente (09h00)
– Curiosidade sobre óculos (15h00) - Quarta
– Oferta óculos de sol (10h30)
– Conteúdo extrovertido (13h00 ~ 17h00) - Quinta
– Dicas sobre uso de óculos (10h00)
– Oferta demais produtos (13h00)
Como você pode ver, temos uma programação para os dias que decidimos fazer posts.
O ideal é que ele seja repetido nas semanas seguintes e com pequenas variações nos horários (para testar o que funciona melhor para você).
Dessa forma, seu seguidor saberá quando voltar para a sua página, pois sabe que você possui uma periodicidade nas informações.
Todos os conteúdos devem também variar de formato. É importante que você teste aquilo que funciona melhor para o seu público, seja um vídeo ou uma imagem.
Seguindo essas dicas simples, as chances de você construir uma audiência realmente engajada com sua página, é grande.
Promoções no Facebook
Outro artifício muito útil a ser usado em sua fanpage, são promoções exclusivas para quem te acompanha.
Você, por exemplo, pode fazer um concurso cultural para o dia das mães, pedindo que seus seguidores compartilhem a imagem da promoção e façam uma declaração. Ao final do período da promoção, você pode dar um vale de R$100,00 para o ganhador e outro para a mãe dele (isso gera relacionamento, engajamento e também pode atrair novas pessoas para sua página).
Para o dia dos namorados, você pode montar uma cesta com doces, flores e até mesmo um óculos de sol. Para participar da promoção, pode pedir que os namorados marquem suas namoradas na postagem e compartilhem a imagem.
Ou até mesmo algo mais simples e direto. Compartilhe uma imagem com algum desconto, diga que todos os que curtirem sua página e apresentarem a postagem no momento da compra, ganham x% de desconto.
Esse tipo de ação movimenta sua página, gera novos seguidores e fideliza os que você já tem. Eles se sentem especiais e conseguem ver vantagens em te seguir no Facebook.
Mas vale lembrar, todas essas ações e promoções precisam ser planejadas com antecedência e devem ser mensuradas.
Por ultimo, mas não menos importante
Quando você vai até uma empresa com alguma dúvida ou cobrança, você gosta de ser respondido rápido ou prefere que a resposta venha depois de 2 ou 3 dias?
Se você for como eu, acredito que goste de ter seu problema ou sua dúvida sanada o quanto antes, preferencialmente minutos depois do seu questionamento, principalmente se você está tentando comprar algo.
Com a sua fanpage é mesma coisa, ainda mais se você começar a postar ofertas.
Será normal que seus seguidores comentem nas fotos ou mandem mensagens no seu inbox.
Portanto, é de extrema importância que você os responda de maneira educada e objetiva, preferencialmente no inbox da pessoa.
Caso o comentário seja em uma foto, o procedimento deve ser o mesmo, apenas lembre-se de avisá-lo no comentário original, para sinalizar aos outros seguidores que você simplesmente não o ignorou.
Por hoje ficamos com essas dicas. Se você gostou e quer mais, compartilhe com seus amigos e conte pra gente ai nos comentários! Se ficou com alguma dúvida, pode mandar uma mensagem também.