Aqui em nosso blog eu já escrevi um artigo mostrando os motivos para a sua ótica estar presente no Facebook. Nele, eu expliquei as principais diferenças entre ter uma FANPAGE e um PERFIL PESSOAL, assim como os riscos de escolher o segundo para representar a sua empresa.

Portanto, se você ainda não conferiu esse conteúdo, recomendo que o faça antes de ler este. 😉

Mas se você já leu, então…

Vamos começar

Assim como o título já aponta, nesse artigo o meu objetivo é dar algumas sugestões do que você pode fazer na página da sua ótica para manter seus seguidores engajados e tentar convertê-los em clientes (ou até mesmo manter quem já é).

Vale relembrar um ponto importante: todas as ações aqui sugeridas devem ser executadas dentro de um fanpage.

Desse modo, você conseguirá mensurar os resultados das suas campanhas e ações, diferente de um perfil, que além de ser contra as diretrizes do Facebook (apenas pessoas físicas podem ter um perfil), possui uma gama muito menor de informações a sua disposição.

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Qualidade + Periodicidade é melhor que Quantidade

Um erro que muitos cometem ao levar sua empresa para o Facebook é lotar a página de posts e conteúdos de uma só vez, sem nenhum planejamento e objetivo.

O grande problema dessa euforia inicial, é que ela é passageira e difícil de ser mantida, ainda mais quando não há um planejamento consistente.

Se o seu público se engajar com uma grande quantidade de posts no começo, ele esperará que você a mantenha futuramente, o que será um trabalho bem cansativo no longo prazo.

Sendo assim, é muito melhor traçar um planejamento de posts semanais e manter uma periodicidade.

Se você definir que fará posts apenas de segunda à quinta, não tem problema nenhum, desde que toda segunda, terça, quarta e quinta, realmente realize essas postagens.

Também recomendo que você crie categorias para seus posts, para que tenha uma variedade de conteúdos em sua página.

É importante conquistar seus seguidores e fazê-los se interessarem por seus conteúdos. Você não utilizará 100% do seu potencial se divulgar apenas ofertas.

Para exemplificar melhor essas dicas, veja um exemplo simples de planejamento:

  • Segunda
    – Oferta óculos (10h30)
    – Notícia sobre o segmento ou a loja (12h00 ~ 16h00)
  • Terça
    – Depoimento de cliente (09h00)
    – Curiosidade sobre óculos (15h00)
  • Quarta
    – Oferta óculos de sol (10h30)
    – Conteúdo extrovertido (13h00 ~ 17h00)
  • Quinta
    – Dicas sobre uso de óculos (10h00)
    – Oferta demais produtos (13h00)

Como você pode ver, temos uma programação  para os dias que decidimos fazer posts.

O ideal é que ele seja repetido nas semanas seguintes e com pequenas variações nos horários (para testar o que funciona melhor para você).

Dessa forma, seu seguidor saberá quando voltar para a sua página, pois sabe que você possui uma periodicidade nas informações.

Todos os conteúdos devem também variar de formato. É importante que você teste aquilo que funciona melhor para o seu público, seja um vídeo ou uma imagem.

Seguindo essas dicas simples, as chances de você construir uma audiência realmente engajada com sua página, é grande.

Promoções no Facebook

Outro artifício muito útil a ser usado em sua fanpage, são promoções exclusivas para quem te acompanha.

Você, por exemplo, pode fazer um concurso cultural para o dia das mães, pedindo que seus seguidores compartilhem a imagem da promoção e façam uma declaração. Ao final do período da promoção, você pode dar um vale de R$100,00 para o ganhador e outro para a mãe dele (isso gera relacionamento, engajamento e também pode atrair novas pessoas para sua página).

Para o dia dos namorados, você pode montar uma cesta com doces, flores e até mesmo um óculos de sol. Para participar da promoção, pode pedir que os namorados marquem suas namoradas na postagem e compartilhem a imagem.

Ou até mesmo algo mais simples e direto. Compartilhe uma imagem com algum desconto, diga que todos os que curtirem sua página e apresentarem a postagem no momento da compra, ganham x% de desconto.

Esse tipo de ação movimenta sua página, gera novos seguidores e fideliza os que você já tem. Eles se sentem especiais e conseguem ver vantagens em te seguir no Facebook.

Mas vale lembrar, todas essas ações e promoções precisam ser planejadas com antecedência e devem ser mensuradas.

Primeiro sistema mobile para óticas, optiSoul.

Por ultimo, mas não menos importante

Quando você vai até uma empresa com alguma dúvida ou cobrança, você gosta de ser respondido rápido ou prefere que a resposta venha depois de 2 ou 3 dias?

Se você for como eu, acredito que goste de ter seu problema ou sua dúvida sanada o quanto antes, preferencialmente minutos depois do seu questionamento, principalmente se você está tentando comprar algo.

Com a sua fanpage é mesma coisa, ainda mais se você começar a postar ofertas.

Será normal que seus seguidores comentem nas fotos ou mandem mensagens no seu inbox.

Portanto, é de extrema importância que você os responda de maneira educada e objetiva, preferencialmente no inbox da pessoa.

Caso o comentário seja em uma foto, o procedimento deve ser o mesmo, apenas lembre-se de avisá-lo no comentário original, para sinalizar aos outros seguidores que você simplesmente não o ignorou.

Por hoje ficamos com essas dicas. Se você gostou e quer mais, compartilhe com seus amigos e conte pra gente ai nos comentários! Se ficou com alguma dúvida, pode mandar uma mensagem também. 🙂

Alex Miller

Formado em Design Gráfico pela ESAMC Campinas, sou apaixonado por novas tecnologias, comunicação, artes e basicamente tudo ligado a área. Descobri o “mundo óptico” a pouco tempo, mas me interesso e aprendo cada dia mais com os melhores.

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