Como aproveitar o 13° salario e decolar suas vendas!
Nesse artigo, falaremos sobre como aproveitar o pagamento da primeira parcela do 13° salário para alavancar as vendas da sua ótica neste final de ano, adotando pequenas mudanças que não terão nenhum custo para seu negócio.
Segundo pesquisa do SPC Brasil, publicada em 21/11/2018, como pode conferir neste link:
- 23% dos trabalhadores devem usar 13º salário com presentes de Natal;
- 17% vão quitar dívidas em atraso com o dinheiro extra;
- 44% dos entrevistados vão recorrer a bicos para gastar mais no Natal.
Isso mostra o poder que esse dinheiro “extra” tem no cenário comercial e por isso sua ótica tem que estar pronta para atrair novos clientes e concretizar mais vendas.
Veja abaixo algumas técnicas muito simples, porém valiosas para incentivar esse consumo:
Marketing
- Já que muita gente está disposta a liquidar dívidas atrasadas nesse final de ano, essa é uma excelente época para oferecer incentivos para seus clientes liquidarem ou renegociarem os débitos. Uma ação bastante comum, é tirar todos os juros das dívidas (se pagas de uma só vez).
- Fazer campanhas de natal e de amigo secreto. Todo mundo se lembra do natal, mas sempre esquece das famosas brincadeiras de “amigo secreto”. Algumas dicas de promoção para essa confraternização são:
- Fazer promoções com os óculos parados em estoque, do tipo “leve 2 óculos por X reais” (um para você e outro para o seu amigo secreto, por exemplo).
- Vender ou até sortear vale compras.
- Realizar promoções de acessórios e outros produtos que você venda na ótica – além das armações, lentes e óculos de sol.
- Oferecer X% de desconto na compra de óculos para o amigo secreto.
- Sempre que fizer uma promoção, use a ideia de “tempo limitado”. Esse senso de urgência aumenta a necessidade de compra pelo fato de passar ao cliente a sensação de escassez.
Ambiente interno da ótica
- Quanto mais tempo um cliente passa dentro da ótica, mais oportunidades de venda você tem com ele. Portanto, invista numa ambientação em que o consumidor queira ficar e sinta-se à vontade.
- Estudos de marketing mostram que a cor vermelha faz com que as pessoas gastam mais. Aproveite o tema natalino e invista nas decorações vermelhas para incentivar o consumo.
- Outra boa técnica para fazer o cliente se sentir bem dentro da sua ótica, é colocar músicas que despertam sensações agradáveis. Para saber quais músicas escolher, tenha bem definido quem é o seu público alvo, a sua persona.
- Disponha os óculos mais baratos no fundo da ótica, dessa forma, você incentiva o cliente a gostar primeiro do mais caro, aumentando sua chance de vender melhor. Ao montar sua vitrine, você informa qual é a faixa de preço e quais produtos você tem a oferecer. Quando o consumidor adentra a ótica, ele pode ter contato com produtos de maior valor e se não puder pagar ou não quiser, certamente vai procurar pelo produto mais em conta.
- Organizar os acessórios, como correntinhas, lenços, limpa lentes e bijouterias perto do caixa, pois são produtos de pequeno custo. Isso pode gerar a compra por impulso, pois após adquirir produtos de valores maiores, estes itens de custo inferior acabam sendo levados de forma impulsiva pelo cliente (assim como quando você está na fila para passar seus produtos no supermercado e acaba comprando um chocolate a mais, ou uma revista com as notícias sobre programações da TV).
Produtos
- A maioria das óticas, por não ter uma persona específica, acaba por trabalhar com algumas marcas mais baratas, algumas intermediárias e outras caras. Esse tipo de mix de produtos incentiva o cliente a sempre gastar escolher a marca intermediária, pois na cabeça dele, não comprou um produto nem tão barato e nem tão luxuoso. Portanto, invista nesse mix de produtos com ênfase nas marcas intermediárias.
- Outra situação é quando sua ótica possui um público alvo definido e conhece sua persona (recomendamos isso para todas as óticas). Nesse caso, a chance de ter um mix de produtos de mesma faixa de valor e marcas da mesma qualidade é maior. Quando há muitas opções parecidas de um mesmo produto, fica mais difícil comparar preços. Você tende a pagar mais pelo produto que se diferencia nos detalhes. Além de que suas estratégias serão focadas nas necessidades de quem realmente consome seus produtos, o que torna suas ações muito mais assertivas.
- No caso do consumidor já ser seu cliente, você precisa ter o histórico de compras dele à mão. A probabilidade dele adquirir uma marca que já comprou, é muito grande. Com isso você precisa conhecê-lo bem para realizar um atendimento personalizado.
Agora é o momento de você analisar todas nossas dicas e aplicá-las em sua ótica neste final de ano.
Espero que você consiga aproveitar a época para aumentar seu faturamento de forma considerável.
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