Mercado Óptico: 4 pontos que minha ótica deve acompanhar em 2019
O ano de 2018 foi um ano movimentado para todos os segmentos!
Sobretudo queremos saber de você: como foi para sua ótica? Finalmente, qual é sua expectativa para o mercado óptico em 2019?
Retrospectiva 2018
Esse ano tivemos Copa do Mundo na Rússia, eleições no Brasil, muitos escândalos políticos, protesto dos caminhoneiros pelo preço da gasolina, desabamento de prédio em São Paulo, fake news, entre tantas outras movimentações importantes. Em outras palavras, muitos desses fatos prejudicaram nossa economia.
Dentro desse cenário, você acredita que sua ótica e o segmento óptico como um todo sentiram os reflexos desses acontecimentos?
E o aumento nos custos dos produtos? Como você – gestor ou vendedor – sentiu essas movimentações, com base nos resultados da loja?
Fazer essa reflexão e analise é muito importante. Uma vez que é através dessa introspecção que vamos entender o que aconteceu e principalmente, o que podemos fazer de diferente para o próximo ano.
Você pode se planejar com calma, fazendo listas de novas metas e objetivos por período, sejam elas mensais, trimestrais ou até semestrais.
Se não fez essa analise ou ainda não projetou a sua listinha de metas, esse artigo tem como objetivo apontar os 4 principais pontos que sua ótica precisa acompanhar e se atentar para o próximo ano que vai se iniciar.
1. Marketing para sua ótica
É através da comunicação e divulgação da sua marca e dos produtos e serviços que seu negócio é visto e reconhecido. É bem provável que se sua ótica não faz nenhum tipo de comunicação e divulgação, esteja perdendo e deixando de ganhar novos clientes e posicionamento perante os concorrentes.
Você pode se comunicar através das redes sociais, SMS, e-mails, flyers e rádio por exemplo, e efetuar ações simples de pós-venda.
Sua ótica pode também aproveitar os feriados para vender mais.
Além desses meios, é muito importante enfatizar o “marketing interno” que sua empresa apresenta ao público. É fundamental se atentar aos objetivos de comunicação que sua vitrine e ambiente interno da ótica representam.
2. Atendimento Inovador
Antigamente, apenas um bom atendimento era o suficiente para ser o diferencial de qualquer negocio. Hoje, com o novo perfil de cliente já não é tão simples. Se antes ele era passivo, induzido às compras quase que por impulso, hoje esse cliente é mais “agressivo”, pois decide e compartilha suas opiniões com amigos, familiares e colegas de trabalho, tanto offline quanto online.
Esse consumidor é muito ativo e bem informado em todas as suas escolhas. Dessa forma é mais rigoroso com os produtos que compra e com os serviços que contrata.
Portanto, para conseguir encantar, impressionar e fidelizar esse cliente, seu negócio precisa preparar os profissionais, assim como o ambiente da ótica e possivelmente, ter equipamentos inovadores para, inquestionavelmente, fazer a diferença na experiência desse cliente.
3. Equipe capacitada e atualizada com o mercado óptico
As pessoas que compõe o time da sua ótica, representam o propósito e missão que seu negocio tem com os seus clientes.
Diante disso é importante que sua equipe tenha conhecimento suficiente sobre todos os produtos, assim como comprometimento com as metas e objetivos traçados. Além disso, é importante trabalhar com processos que sejam efetivos e que deem resultados.
Uma ótima forma de manter sua equipe atualizada e capacitada é:
- Acompanhar semanalmente nosso Blog e Facebook.
- Fornecer e incentivar todos da equipe a fazer cursos especializantes – Técnico de Ótica, Consultor de Ótica.
- Acompanhar as noticias e atualizações do mercado óptico – OpticaNet , Abióptica ou pelo nosso blog.
Através dessas pequenas mudanças, com toda a certeza você perceberá a diferença!
4- Software de gestão específico para ótica
Já ouviu falar que “o que não é medido, não é gerenciado”? Essa frase representa bem a importância da utilização de um software de gestão especifico para sua ótica!
Atualmente, muitos gestores fazem o gerenciamento e controle do seu negócio no papel, planilhas ou em softwares não especializados.
Dessa forma, acabam por focar em processos operacionais sem pensar ou reconhecer que fazê-los sem a utilização de ferramentas específicas, pode atrasar e dificultar o rendimento e resultado de seu negócio.
Com um programa para ótica, você consegue medir, acompanhar e analisar os resultados de sua ótica diariamente. Além disso é possível enxergar:
- Quantidade e valor das vendas, detalhando por marca, cor, sexo, idade e entre outras informações;
- Administrar envelopes de pedidos para laboratório;
- Valor e quantidade do estoque e suas variações de preços;
- Gerenciar as promoções e convênios;
- Acompanhar o que sua equipe esta vendo, pesquisando dentro do software, através de um relatório de uso;
- Entre outras analises e resultados.
Todos os tópicos citados acima estão interligados, visto que com o software, você tem a informação exata sobre tudo relacionado a sua empresa. Assim consegue criar ações de marketing estratégicas e focadas em aumentar a visibilidade e construir a marca de sua ótica. Possuindo uma clientela fixa e fidelizada, a sua equipe precisa estar preparada e com equipamentos que façam com que as vendas sejam mais efetivas.
Por mais que você esteja satisfeito com a sua forma de gestão, acredite, sempre é preciso melhorar.
Siga nossa pagina no Facebook e nosso canal no Youtube para acompanhar tudo sobre o mercado óptico em 2019. 😉