Despesas e receitas: como funciona o fluxo de caixa?
Existem diversas ações gerenciais que devem ser utilizadas, para que determinado empreendimento seja feliz, alcance o sucesso. Entre as ações mais comuns está a elaboração e utilização do fluxo de caixa. Afinal, se o negócio tem total controle de suas despesas e receitas, a organização financeira está garantida, o que dá a condição de se planejar investimentos e portanto o crescimento do negócio.
De modo geral, as empresas sabem desta importante forma de gestão. Entretanto, nem sempre é fácil tornar essa gestão financeira uma realidade. Por conta disso, elaboramos este conteúdo. Nele, vamos explicar algumas das principais técnicas para fazer uma organização de caixa eficiente. Acompanhe!
O que são despesas e receitas?
Antes de tudo, é importante compreender tecnicamente as diferenças entre despesas e receitas. Pode parecer simples, mas muitas pessoas que iniciam um novo negócio têm dificuldade de identificar a diferença entre esses dois fatores, que são partes fundamentais do desenvolvimento da empresa.
Receita
A principal receita é aquela que origina entradas, especialmente a financeira, proveniente das vendas de produtos, mercadorias e de serviços. Há outras bem menos expressivas, como a de rendimentos de aplicações, por exemplo.
Contudo, é importante entender que receita e entrada são coisas diferentes. Um empréstimo, por exemplo, pode ser uma entrada, mas não é uma receita, pois terá de ser devolvido no futuro.
Despesa
Diferentemente de custos, a despesa corresponde as necessidades da empresa manter a sua atividade operacional funcionando. Alguns exemplos são o aluguel da sala comercial, o pagamento do pró-labore, a compra de materiais de escritório ou o pagamento de salário de funcionários.
As despesas não aumentam o capital da empresa, mas são necessárias para a manutenção e até mesmo para o desenvolvimento do empreendimento.
Ressalta-se a necessidade de se conhecer e aplicar a diferença entre os dois regimes: caixa e de competência, tanto para a despesa, quanto para a receita.
Não é possível fazer gestão financeira e econômica, se não for aplicado corretamente os dois regimes, em especial o de competência, obrigatoriamente utilizado na Contabilidade.
O que é balanço patrimonial?
Outro ponto importante é compreender o que é o Balanço Patrimonial BP. Basicamente, ele é um relatório contábil pelo qual é possível descrever a situação financeira da empresa. É a melhor forma de ter um levantamento apurado e completo a respeito de todos os bens e direitos do negócio. Por meio dessa ferramenta é possível:
- analisar o comportamento financeiro da empresa;
- perceber o trajeto dos recursos financeiros;
- auxiliar no planejamento tributário, analisando os tributos pagos e formas de reduzi-los;
- fornecer material para que tomadas de decisões financeiras sejam mais acertadas.
Como e quando fazer o Balanço Patrimonial?
De modo geral, o BP deve ser feito a cada 12 meses, sendo uma das obrigações de gestão financeira do empreendedor. Para fazê-lo corretamente, é necessário levar em conta algumas questões. Existem três informações essenciais que precisam compor o Balanço Patrimonial. São elas:
- relatório de ativos: apresentação de quais são as fontes de renda da empresa;
- relatório de passivos: apresentação das despesas e gastos;
- patrimônio líquido: o resultado do balanço patrimonial entre ativos e passivos.
Como organizar financeiramente sua empresa?
Toda empresa deve ter a sua contabilidade, pois sem ela é bem mais difícil fazer uma boa gestão.
Para garantir o sucesso econômico de seu negócio, existem algumas dicas a serem levadas em conta, como:
- não misturar finanças pessoais com as da empresa;
- organizar diariamente as entras e saídas;
- organizar relatórios regulares das despesas e receitas;
- utilizar ferramentas de gestão para melhorar a organização.
Controlar corretamente as finanças de um empreendimento nem sempre é uma tarefa fácil. Um primeiro passo para fazer isso é organizar um relatório de suas despesas e receitas, bem como fazer um Balanço Patrimonial de forma correta.
Para não ter problemas com essas atividades, a melhor opção é contar com um sistema de gestão que facilite muito os controles.
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