A integração de filiais é um passo importante para a melhoria dos resultados. Quando há uniformidade nas informações/dados das filiais, junto com os da matriz, a gestão pode ficar muito facilitada, mais segura e produtiva, refletindo em melhor atendimento aos clientes, e consequentemente os tornando mais satisfeitos.

Se você precisa estabelecer esse alinhamento em sua ótica, mas ainda não sabe como, confira este post completo com estratégias práticas!

O que é a integração de filiais?

A necessidade de ampliação das atividades é uma boa notícia, afinal indica que a empresa está crescendo. No entanto, ela também traz desafios, já que a distância física poderia dificultar a padronização de processos e de atendimento. São estabelecimentos que atuam sob uma mesma marca, um mesmo CNPJ raiz, mas não deveriam ter funcionamentos distintos entre si.

Para contornar este possível problema, é preciso promover uma integração das operações dessas filiais. Assim como o sistema de franquias atua com códigos e normas de comunicação a serem obedecidos, isso deve ocorrer entre matriz e filiais.

Como promover essa integração?

Confira algumas dicas para colocar a integração de filiais em prática como parte das estratégias do negócio.

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1. Treine os funcionários/profissionais

Uma ótica é composta por diversos perfis de funcionários. Quando ocorre uma integração, é essencial que essas pessoas trabalhem seguindo os valores e princípios da organização. Isso exige um bom treinamento para alinhar os profissionais e formar times engajados e consistentes, mesmo atuando em filiais distintas.

2. Divulgue a cultura empresarial

A cultura organizacional é um ponto de apoio para a marca. É a partir de valores definidos que os funcionários saberão como agir em cada situação com clientes e na solução dos problemas internos. Prepare um documento formalizando a cultura e assegure que ele será compartilhado com todas as filiais.

3. Otimize a comunicação interna e o endomarketing

A comunicação interna é ainda mais importante quando se trata de lojas filiais, mas que devem atuar dentro de um mesmo padrão. É essencial adotar ferramentas para diminuir os ruídos e promover as informações para todos, sem exceção. Você pode usar uma intranet, e-mails corporativos ou até mesmo um chat para solução de dúvidas.

4. Padronize os processos

Por se tratar de um modelo único de negócios, mesmo que operacionalizado em filiais, é preciso ter não só uma cultura organizacional única, mas também políticas de gestão padronizados. Para isso, é importante mapear todos os processos e determinar fluxos de trabalho, a fim de que todas as lojas atendam da mesma forma.

5. Utilize um software para ajudar

Uma ferramenta digital auxilia muito na padronização dos processos, pois concentra todas as informações e serve como fonte para administrar melhor a ótica, mesmo que responda apenas por uma filial. Isso porque um software eficaz concentra os dados de vendas e muitos outros, trazendo informações importantes para análises e a tomada de decisões.

Primeiro sistema mobile para óticas, optiSoul.

Com essas 5 ações, é possível fazer com que as lojas trabalhem de maneira única, trazendo um atendimento personalizado que diferencie a marca dos concorrentes. Ratificando, essa padronização passa a ser parte da identidade da empresa e ajuda a fidelizar os clientes.

Se você precisa de ajuda para alinhar os processos da sua ótica, entre em contato conosco e saiba como a Optidados contribui!

Orlando Bueno

Sempre buscando referências nas melhores práticas do segmento ótico global e com vivência de 3 décadas no varejo ótico nacional, idealizei a Optidados em 2008, com a missão de oferecer às Óticas do Brasil, inteligência de informação e eficiência de resultados comerciais, através de soluções tecnológicas de ponta. São com essas experiências que escrevo com muito prazer para o Blog da Optidados.

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