Óptica Foernges: a empresa que visa o futuro há 124 anos

Óptica Foernges: a empresa que visa o futuro há 124 anos

A Óptica Foernges é gerida de modo familiar e foi uma das primeiras a produzir lentes com receita no Brasil, sendo pioneira do segmento no Rio Grande do Sul.

Existem histórias que sobrevivem há mais de um século e merecem a atenção de todos.

Quando o case é referência no mercado óptico, a Optidados, que tem como missão impulsionar o crescimento das ópticas, através de educação, tecnologia e melhorias contínuas de seus processos, busca destacar, de modo a servir de exemplo para todos que atuam neste mercado.

A Óptica Foernges

Óptica Foernges Matriz com vista interior
Vista interior da Loja Matriz

Empresa gaúcha que há 124 anos procura trabalhar com excelência, trazendo o que existe de melhor no mercado.

A história da Foernges serve como inspiração tanto para os negócios, quanto para a vida.

Embora já tenha ultrapassado a marca dos 100 anos, a empresa permanece com o frescor da juventude no mercado óptico brasileiro.

Com sete lojas em Porto Alegre, a empresa é ativa nas redes sociais e pretende expandir cada vez mais para o universo digital, sem deixar de lado um dos grandes diferenciais da empresa, o atendimento ao cliente.

Como tudo começou

A família Foernges chegou ao Brasil em 1824, ano da imigração oficial alemã no Rio Grande do Sul, com a chegada de Heinrich Engelhardt Förnges (sobrenome que foi alterado para Foernges).

A óptica começou a ser desenhada com Carlos Foernges, que em 1883 iniciou o comércio de ourivesaria, prataria e joalheria em Montenegro. A loja vendia uma variedade de mercadorias, como facas de prata, material de montaria e outros artigos que ele fabricava e vendia.

Em 1895, Carlos e a esposa Guilhermina, se mudaram para Porto Alegre. Lá inauguraram a primeira sede da Foernges em 1º de abril de 1895, que inicialmente, funcionou como um bazar de variedades.

Em 1908, a empresa da família deu um grande passo em direção a um futuro promissor. Carlos enviou seu filho mais velho, João Felipe, para estudar óptica na Alemanha, um dos principais centros mundiais do ramo.  No ano seguinte, João Felipe retornou, trazendo conhecimento e equipamentos necessários para montar o primeiro laboratório óptico da Região Sul do Brasil.

Chegar aos 124 anos como referência no mercado em que atua é para poucos. De acordo com a diretora administrativa Salete Foernges, tudo é fruto de muito trabalho:

“Nossa empresa sempre foi gerida de maneira familiar e já estamos na quarta geração. Buscamos manter as tradições e estarmos sempre atentos as principais novidades” – afirma.

Para Salete, um dos grandes diferenciais da óptica é o atendimento de qualidade, sendo esse um fator de extrema importância para a empresa:

“Todos têm produtos, mas o atendimento é um diferencial, visamos sempre um trabalho de excelência com nossos clientes.” – completa.

Como em muitas histórias empreendedoras e profissionais, existem momentos gloriosos e de dificuldades. No caso da Foernges não foi diferente.

Salete relembra com emoção do ano de 1995, que, com a saída dos sócios retirantes, ela e o marido, Dr. Bruno Foernges, tiveram que abrir mão de suas ocupações para dedicar-se inteiramente a óptica.

“Neste momento optamos por nos dividir e colocar toda a nossa atenção na Foernges. Assumimos os impasses e trabalhamos muito, tivemos que buscar parcerias, organizar as finanças e apostar em um futuro próspero” – conta a diretora.

A óptica nos dias de hoje

Bruno, Salete e Guilherme Foernges
Bruno, Salete e Guilherme Foernges

Ao longo dos anos, a Foernges esteve sempre atenta a todas as novidades do mercado, optando por trabalhar com marcas reconhecidas e também exclusivas, para que o cliente encontre realmente o que há de melhor.

Com isso, conseguem sempre oferecer uma experiência de compra personalizada.

Em tempos de transformação comercial, a empresa opta por seguir a receita do sucesso, que tem dado certo desde o início: preservar os colaboradores e trabalhar com excelência para os clientes.

A Foernges trabalha com um ambiente de vendas acolhedor, mantendo a tradição de gestão familiar, aliada a todas as tecnologias disponíveis.

Além da qualidade dos produtos e no atendimento aos clientes, a óptica visa suprir as necessidades do seu público:

“Buscamos trabalhar com marcas exclusivas, assim, além do diferencial no atendimento, oferecemos uma maior variedade com produtos só encontrados em nossas lojas. Trabalhamos com saúde e também com estilo, afinal os óculos são muito mais que acessórios e sim uma parte importante que compõe e destaca o visual” – exemplifica.

O futuro da Foergens

Para o futuro, Salete pretende continuar trabalhando e mantendo as tradições da óptica, sem deixar de renovar-se através de produtos, novidades e experiências de compra.

“Enfrentamos dificuldades e nos adaptamos às demandas do tempo, expandindo a Foernges junto com a família. Estamos sempre atentos à qualidade e às necessidades da clientela, com isso, conquistamos a confiança do mercado e hoje fazemos parte da história de Porto Alegre e também de todo o mercado óptico” – completa.

Leonardo Vieira

Formado em Marketing pela UNIFAJ. Me considero uma pessoa muito determinada e que sempre busca realizar seus objetivos. Estou no "mundo óptico" há mais de 5 anos, e a cada dia aprendo mais com a melhor equipe. Busco transmitir meus conhecimentos com o intuito de ajudar o maior número de óticas possível, através do Blog da Optidados.

Postagens: 17