Como a Óptica Celina se preparou para o final de ano

Como a Óptica Celina se preparou para o final de ano

Com 7 anos de mercado, a Óptica Celina vem colhendo os frutos do sucesso do trabalho de anos de dedicação à população da cidade de Cerejeiras e arredores, no estado de Rondônia.

A Celina, que deu seu nome à empresa, é a proprietária dessa óptica fantástica e líder de uma equipe maravilhosa que se preocupa muito em fazer o bem para as pessoas que os escolhem como peça fundamental no cuidado com a saúde visual.

Abaixo, segue o depoimento da nossa querida amiga e cliente sobre como sua equipe se preparou para as festas desse final de ano de 2018. Afinal histórias de sucesso e boas práticas devem ser compartilhadas. Dessa forma, vamos juntos contribuindo com o crescimento e profissionalização do mercado óptico.

Breve história da Óptica Celina

“A Óptica Celina inaugurou em 06 de junho de 2011. Nasceu do sonho de ter a minha própria óptica. Vim do sul do Brasil para Rondônia e sou de uma família que sempre atuou nessa área. Sou apaixonada por óptica. Amo estar em contato com pessoas e amo ainda mais poder solucionar os problemas visuais delas. Sou técnica em óptica e optometria.

Logo depois, em 2012, comecei a fazer teste de acuidade visual numa escola. Como resultado, de lá para cá, a demanda foi aumentando e agora praticamente todas as escolas tem nos procurado para desenvolver esse trabalho. Nesse ínterim, treinei uma colaboradora para me ajudar nessa demanda. É um trabalho muito gratificante, sem contar o carinho das crianças.

Estamos sempre envolvidos na comunidade. Participamos nas ações sociais. Isso na minha opinião é muito importante, porque fazermos parte desse meio e como seres humanos temos a necessidade de sermos úteis, ajudar nas demandas da comunidade.”

Participar de eventos que pertençam ao universo do seu produto ou serviço são uma ótima opção para divulgar a sua óptica porque te dá a possibilidade de além de participar ativamente da sociedade ainda consegue buscar uma proximidade maior com o seu público.

A preparação para o final de ano

“Agora, falando em especial desse final de ano, como fizemos a semana “Black Week” as meninas estão começando a decoração de natal agora.”

A preparação da óptica, tanto com produtos – estoque – como decoração, tudo começa a ser pensado e executado em outubro. É já em outubro mesmo que começamos a comprar tanto os itens de decoração como preparar o estoque.”

Observe a importância da organização. São meses de antecedência de preparação estrutural, com estoque e artigos de decoração. Dessa maneira, pode-se sempre inovar tanto na hora de chamar o cliente, quanto para oferecer produtos diferenciados. Temos que aproveitar essa época de final de ano visto que as pessoas estão dispostas a gastar mais!

Decoração de final de ano da Ótica Celina
Decoração de final de ano (Foto: Ótica Celina/Reprodução)

As redes sociais e a rádio como aliadas

“Começamos também a alinhar as divulgações e promoções. Como é uma data mais direcionada a presentes nos preocupamos muito mais com isso.

Usamos muito as redes sociais como forma de divulgação da nossa marca. Gostamos muito do resultado que o Facebook e o Instagram trazem. Está semana, inclusive, começaremos as divulgações para o natal. Também temos divulgado numa rádio FM local.”

Mais uma vez ressaltamos a importância da divulgação da sua marca para que seja lembrada pelos consumidores em diferentes meios de comunicação.

As promoções feitas para atrair clientes

“Para este ano preparamos um pacote de solares com valores bem atrativos para presentear e temos semi-jóias e relógios que também divulgamos muito por serem produtos bastante procurados para presentes.

A Óptica Celina participa da promoção “Risque e Arrisque”, desenvolvida pela Acic – Associação empresarial de Cerejeiras. Essa ideia é muito legal. São cartelas, que além de participação nos sorteios, dá também um presente instantâneo. Raspou ganhou na hora. Isso faz com que haja muita procura por essas cartelas.

Para promover o receituário, separamos uma grande variedade de armações com descontos de até 50% com o objetivo de atrair clientes que estão com a receita na mão e ainda não fizeram seus óculos. É uma boa oportunidade.”

A promoção no ponto de venda é uma excelente maneira de atrair novos consumidores e assim impulsionar as vendas da sua óptica.

A vitrine

“Falando de vitrine, esse é um assunto muito importante também. Temos todo o cuidado em montar a vitrine. Ela vende por si só. Nesta época de Natal nossa vitrine fica bem atrativa. As pessoas normalmente vêm ver a decoração de natal e acabam por se interessar pelos produtos ali expostos.”

Confira nosso conteúdo sobre vitrines.

Decoração de Final de Ano Óptica Celina
Decoração de final de ano (Foto: Óptica Celina/Reprodução)

O treinamento dos vendedores

“Quanto ao desenvolvimento e treinamento das colaboradoras estamos sempre buscando novos conhecimentos. Os produtos mudam e devemos estar sempre prontos a oferecer o que tem de melhor e não só isso, devemos ter o conhecimento suficiente para saber o que cada cliente precisa. Precisamos nos desenvolver para entender a real dor do cliente e ter a solução correta nesse momento. Porque na hora da entrega dos óculos é que vemos a satisfação no rosto do cliente.”

Diante de todas essas dicas que a Celina nos presenteou, podemos, agora mais tranquilos, aproveitar essa época do Natal para alavancar as vendas nesses tempos de crise. Mas vale lembrar que o planejamento e a organização são fundamentais para o sucesso. Então, organize o estoque, prepare sua equipe de vendas e fique atento a detalhes para ter um fim de ano mais lucrativo!

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Carol Melzani

Sou coordenadora da Central de Relacionamento na Optidados. Me formei em Direito pela Faculdade de Jaguaríuna, onde despertei grande interesse em discussões acerca do direito empresarial. Amo aprender e entender com os clientes, os desafios que me cercam, propondo soluções que conciliam a tecnologia com as boas práticas de varejo. Utilizo desse lema como o direcionador dos textos que escrevo para o Blog Optidados.

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