Um dos procedimentos mais importantes e que tem impacto na jornada do cliente, é o cadastro de produtos. Porém, é comum ele não recebe a devida atenção em diversos segmentos do comércio.

Isso é um equívoco que reflete em vários pontos da sua ótica, sendo os principais:

  • a gestão de estoque;
  • a contabilidade; e
  • a qualidade da experiência do consumidor.

O cadastro de produtos é essencial para a implementação de outros processos na sua ótica, como estratégias de trade marketing e de técnicas de vendas, como upsell e crossell.

Neste post, apresentamos a você três pontos críticos que reforçam a importância do cadastro de produtos para o sucesso da sua empresa. Continue a leitura!

Organização de dados

O primeiro ponto de destaque é a organização de dados. O cadastro de produtos serve para deixar as informações do seu portfólio dispostas de forma que facilite a conciliação dos dados com todas as áreas de interface da sua ótica.

Quais são as áreas que precisam dessas informações?

  1. a gestão de estoque e suprimentos;
  2. o departamento de contabilidade e fiscal;
  3. a área de vendas e a de marketing, que devem ter acesso ao seu portfólio.

Cada uma precisa de informações específicas, por isso, o ideal é disponibilizá-las em uma base de dados única. Com o uso da tecnologia, você pode colocar alçadas de permissões, configurando a visualização que cada área pode e deve ter.

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Desenvolvimento de soluções

Hoje, com o uso da inteligência artificial – IA, é possível desenvolver soluções cada vez mais personalizadas para os seus consumidores.

A relação do cadastro de produtos com isso é que, quando bem feito, faz com que se tenha informações preciosas para uma gestão de alto impacto e com excelentes resultados.

Integrando o seu cadastro de produtos com a área de vendas, você consegue identificar quais são aqueles que possuem maior giro. Dessa forma, as suas análises BCG e SWOT acabam sendo mais precisas, consequentemente, se você identifica as preferências do seu cliente ideal, a tendência é que as novas soluções sejam o resultado da visão desse consumidor, e esses produtos terão mais facilidade de penetração no mercado.

Aqui, é importante reforçar o papel da tecnologia. A coleta, consolidação e análise de dados é um procedimento trabalhoso, se feito manualmente. Agora, quando se tem um recurso que permite a automação desses processos, o foco é somente na análise das informações e na definição da estratégia.

Em termos da produtividade da sua ótica, é essencial contar com o apoio das melhores soluções tecnológicas.

Atendimento facilitado

Já pensou como seria chato para um cliente pedir um produto e o seu atendente perceber que ele está em falta no estoque?

O bom cadastro de produtos, facilita essa gestão de estoque. Além disso, caso um produto esteja em falta, quando o seu cadastro está organizado e bem gerido em um sistema específico para óticas, é possível sinalizar essa falta e retirar a divulgação. Isso evita que o cliente crie expectativas em relação a um produto que não será entregue.

Com a ascensão das lojas virtuais, é muito importante que haja essa integração entre o estoque físico e o digital. A consequência principal da otimização da organização do cadastro de produtos é a melhoria na qualidade do seu atendimento ao cliente.

As expectativas são supridas e, conciliando as informações de produtos e o cadastro do cliente, a sua equipe de atendimento ainda tem a oportunidade de fazer mais vendas aplicando as técnicas de upsell e crossell.

Somente usando um sistema específico para óticas você vai potencializar as vantagens do cadastro de produtos. Isso acontece porque a armação, as lentes oftálmicas e as lentes de contato têm características particulares, que devem estar descritas no inventário de produtos. Por tudo isso e para isso, foi desenvolvido o OptiSoul da Optidados: o sistema facilita a sua gestão diária da ótica e ainda melhora a produtividade do seu time.

Quer saber mais como que a Optidados pode ajudar a sua ótica? Entre em contato conosco e conheça o nosso sistema!

Carol Melzani

Sou coordenadora da Central de Relacionamento na Optidados. Me formei em Direito pela Faculdade de Jaguaríuna, onde despertei grande interesse em discussões acerca do direito empresarial. Amo aprender e entender com os clientes, os desafios que me cercam, propondo soluções que conciliam a tecnologia com as boas práticas de varejo. Utilizo desse lema como o direcionador dos textos que escrevo para o Blog Optidados.

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