Vitrine de ótica: Técnicas, dicas e como planejar a sua
A vitrine, normalmente é o primeiro ponto de contato do cliente com a marca. O consumidor certamente, deseja mais o produto quando ele está bem exposto e por isso a vitrine de ótica tem que estar sempre convidando o cliente a entrar.
No entanto, montar uma vitrine eficaz não é tarefa simples, já que esse trabalho exige conhecimentos sobre moda, design, vendas e marketing. De acordo com pesquisas , a vitrine é responsável por 80% da decisão de compra do cliente.
Cada metro quadrado dentro de uma ótica (onde caiba uma exposição organizada dos óculos e dos acessórios), cuja finalidade seja a venda de produtos, certamente, pode ser chamado de vitrine.
Nesse artigo vamos passar alguns conceitos básicos sobre esse tema com o objetivo de acima de tudo, te ajudar sempre a vender mais e melhor!
Breve histórico sobre as vitrines
Essa ideia de mostrar de maneira ainda mais bonita o que se tem para vender é um costume que vem desde os povos na Mesopotâmia e no Egito, passou pelos mercadores árabes, que expunham seus tecidos e mercadorias de forma mais organizada nas bancas. Nos mercados romanos a organização era ainda maior, já que as lojas se dividiam por moldes e existiam placas de madeira identificando cada vendedor (uma ideia rudimentar do que hoje seriam os shopping centers).
Por volta do século XIX foram criados os protótipos do que hoje são os manequins. Como resultado de mostrar as mercadorias em varais, manequins, bancas e moldes o costume evoluiu ao que conhecemos hoje como vitrine.
O público alvo
Antes mesmo de você escolher quais espaços estratégicos serão definidos como vitrine para promover o potencial do produto e do serviço, primeiramente, deve analisar o perfil do seu público alvo.
Para montar uma vitrine eficaz, também é necessário conhecer sua faixa de preços e que produtos você tem para seus consumidores. É tudo muito visual por enquanto, é fator “encantar pelos olhos”.
Formas de exposição na vitrine de ótica
- Acima de tudo, uma vitrine deve ser limpa, organizada e assertiva.
- Nunca, em hipótese alguma, um produto deve ser exposto no chão. Para isso existem suportes, expositores, manequins, cubos, nichos, pancartes (que são os cartazes, letreiros e banners) que devem condizer com a decoração, perfil da ótica e cumprir as funções de:
- Elevar os produtos, deixando-os no ponto focal, na faixa de visão dos clientes.
- Emoldurar, dar destaque a peça, e ter como resultado a sua valorização.
- Mostrar como devem ser usados.
- Renovação constante. O mundo digital acelerou a moda, no sentido de mudar muito os conceitos do que é tendência ou não. Sua vitrine deve ser trocada periodicamente para enfatizar as novidades, mesmo que os produtos ainda sejam os mesmos.
- Em uma vitrine de ótica, é necessário que um produto brilhe mais que os outros. Esse produto funciona como o chamariz para fazer as pessoas pararem diante da sua ótica e só depois, observarem que outros itens podem também ser interessantes.
- Nesse caso, cabe dizer que em vitrine, menos também é mais. Deixar espaços vazios é essencial para que haja destaque no produto que você quer vender. Não pode haver poluição visual.
- Seguindo o raciocínio do tópico anterior, cabe dizer que vitrine não é estoque. Achar que precisa expor tudo que a loja vende é um grande erro, já que esse espaço deve priorizar algum produto e servir de convite para o consumidor entrar na ótica.
- Nunca exponha o produto com estoque zerado, pois certamente você vai gerar frustração em relação a sua marca.
Planejamento
Uma boa vitrine cumpre o objetivo da comunicação ser assertiva sobre seus principais produtos e preços, de forma que inspirem o cliente a comprar.
Para tanto, muitas ações e técnicas são necessárias. Vamos elencar alguns pontos que vão te ajudar.
- Quanto a sua função, uma vitrine pode ser:
- Comemorativa: baseada num tema de acordo com as datas comemorativas.
- Publicitária: quando é aliada a alguma campanha.
- Oportunidade: liquidação de produtos e ou promoção.
- Cotidiana: inspirada nos acontecimentos diários (sejam eles regionais ou não) e que possua um tema, uma forma, cor, público alvo, baseada nesse dia a dia.
- Institucional: Não existe a exposição do produto em si, mas é muito trabalhada a sua imagem.
Técnicas de composição e exposição
Existem várias técnicas para deixar sua vitrine mais atrativa. Vamos a elas:
- Simetria: Os objetos da vitrine devem ter forma e tamanho semelhantes e altura e distâncias similares. Uma vitrine simétrica é aquela em que os seus elementos estão dispostos de maneira igual, ou seja, ambos os pontos da vitrine apresentam o mesmo peso. Para facilitar o entendimento, basta dividir a vitrine e observar separadamente.
- Assimetria: Uma vitrine é assimétrica quando os elementos dispostos apresentam diferentes pesos nos vários pontos da vitrine. A disposição assimétrica está relacionada à sensação que se deseja despertar no cliente. Como resultado, deve refletir a disposição dos elementos seguindo linhas imaginárias, que representarão o caminho que o olhar do cliente percorrerá pela vitrine. Algumas formas de linhas imaginárias são:
- Variações
- Agrupamentos
- Sobreposição
- Verticalização
- Horizontalização
- Planificação
- Iluminação: Você que faz parte do ramo óptico sabe da importância da luz como influenciadora no comportamento das pessoas.
- A iluminação da vitrine, deve chamar a atenção para o produto.
- A iluminação da parte de dentro da ótica, tem que oferecer conforto aos olhos, criando assim, um clima convidativo para a hora da compra.
Tipos de iluminação:
- Ambiental: fixada no teto, em lugar estratégico e pode ser focada ou não num expositor de produto. Deve proporcionar um ambiente tranquilo.
- De efeito: deve causar efeitos de luz e sombra por meio de lâmpadas incandescentes ou refletores.
- De destaque: concentra em direcionar foco de luz para o produto.
Importância das cores:
Vivemos numa sociedade muito visual, que tudo o que vê, tem a necessidade de consumir. As cores são elementos chaves na persuasão do consumidor e tem a função de:
- Chamar atenção para o produto
- Captar a atenção imediata do consumidor
- Refletir a tendência sociocultural, o famoso conceito de “cor da moda”.
A sensação que as cores remetem ao observador devem estar totalmente relacionadas à mensagem que o produto tem a oferecer.
As cores da moda atualmente
A tendência atual, prevê que estarão em alta as cores fortes e empoderadas, que proporcionam confiança e estado de espírito pró-ativo.
Essas são cores edificantes, tons alegres e por um caminho de combinações criativas e inesperadas. Algumas sugestões de cores, são:
- Roxo
- Acalma o sistema nervoso.
- Quando combinada com outras cores, amplia a sensação de calma.
- Tenha cuidado no uso excessivo da cor, porque ela pode causar certo entristecimento.
- Amarelo
- Associada ao sentimento de alegria. Estimulante.
- Ótima para utilização em óticas, já que remete à luz.
- O cuidado que deve ter com o abuso da cor é que ela pode dispersar a atenção do consumidor.
- Vermelho
- Aumenta a atenção do consumidor.
- É uma cor estimulante e motivadora que transmite a sensação de calor, energia, potência e urgência.
- Verde
- Transmite sensação de repouso e segurança.
- É uma cor estimulante, porém com pouca força sugestiva.
- Rosa
- Está associada com a compaixão, carinho, amor e romance.
- Contém a necessidade de ação de vermelho, ajudando-o a alcançar o potencial de sucesso e visão oferecida pelo branco. É a paixão e o poder do vermelho suavizado com a pureza, transparência e a integridade do branco.
- Quanto mais profunda a cor de rosa, mais paixão e energia.
Sua vitrine de ótica de acordo com a psicologia das cores
- Laranja
- Mesma indicação do vermelho, porém com resultados mais moderados.
- Azul
- Tem grande poder de atração.
- Acalma e passa a sensação de confiabilidade.
- Prata e Dourado
- Causam sensação de status, prestígio, valor e dignidade.
- Trazem luxo à vitrine.
- Cinza
- Sensação de neutralidade e discrição.
- Preto e Marrom
- Devem ser usadas em pouca quantidade já que além de transmitirem uma sensação de negatividade quando em excesso, ainda podem esconder a qualidade e o valor do produto.
- Uma boa aplicação dessas cores deve ser pela razão de intencionalmente, ocultar ou deixar mais discreta alguma informação.
Finalmente, mais uma vez vamos enfatizar que a montagem da vitrine deve sempre ter o objetivo de causar satisfação no cliente. Tudo o que você faz deve sempre ter essa intenção, pois é assim que você e sua equipe constroem dia a dia a força da sua marca perante o segmento.
Para finalizar, assista ao nosso vídeo específico sobre vitrine para óticas.
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