A gestão bem feita de compras e de estoques é um processo fundamental para o desenvolvimento sustentável da sua ótica.

É por meio da implementação de boas parcerias com os principais fornecedores de lentes e armações, que se consegue reduzir os custos e buscar oportunidades de novas práticas, como por exemplo, participar da integração de pedidos com o laboratório, melhorando os resultados.

Realizar esse gerenciamento não é uma tarefa simples. Ele requer engajamentos dos funcionários/profissionais da ótica e exige a implementação de melhorias contínuas.

Neste sentido, indicamos alguns passos essenciais para a realização de uma gestão de compras e estoque eficiente. Acompanhe!

Mapeie os seus processos

Faça o diagnóstico/levantamento dos seus processos e um mapeamento detalhado. Essa análise pode ser desenvolvida por meio da metodologia SWOT, por exemplo, e o mapeamento deve considerar boas práticas de processos de negócios.

É importante que o fluxo seja desenhado, pois fica mais fácil identificar oportunidades. A delimitação de processos possui diferença de grande impacto para a produtividade e o desempenho das rotinas do seu negócio.

Baixe gratuitamente o eBook Análise SWOT

Tenha métricas de controle

Um erro bem comum dos gestores e empreendedores, é não implementar ferramentas de controle e fazer uma gestão para valer das compras e do estoque.

Assim, é essencial que você defina recursos e métricas para que seja possível aplicar um controle preciso das suas compras: giro médio de estoques, reposição, promoções, inventários, custeios e outros.

Com boas métricas de gestão estabelecidas para as compras e os estoques, você passa a gerenciar o desempenho.

A gestão de compras e estoque é primordial para a contabilidade do seu negócio!

Defina uma metodologia de estoque

Você sabia que existem diferentes metodologias contábeis para registrar os fluxos de entradas e saídas do estoque? É possível usar a técnica Peps (primeiro que entra, primeiro que sai), Ueps (último que entra, primeiro que sai) e MPM (custo médio, pela média ponderada).

Invista em softwares de gestão

Realizar todos esses controles com precisão demanda bastante tempo do seu time. Por isso, é altamente recomendável que você avalie a oportunidade de implementar um software de gestão especializado para óticas.

Um bom sistema de gestão ótico permite que a sua loja possa ser bem gerida e por consequência produza melhores resultados, não somente financeiros, mas um negócio bem mais saudável e perene.

Para o sucesso da sua ótica, é essencial que a sua gestão de compras e estoque seja desenvolvida considerando as particularidades da sua empresa. É importante que você tenha um orçamento pré-definido e metas de redução de custos.

Se você é uma pequena ótica e/ou ainda está começando, e quer saber mais sobre o tema da gestão para ótica, não deixe de conferir o nosso artigo sobre gerenciamento estratégico para pequenas e médias empresas!

 

Orlando Bueno

Sempre buscando referências nas melhores práticas do segmento ótico global e com vivência de 3 décadas no varejo ótico nacional, idealizei a Optidados em 2008, com a missão de oferecer às Óticas do Brasil, inteligência de informação e eficiência de resultados comerciais, através de soluções tecnológicas de ponta. São com essas experiências que escrevo com muito prazer para o Blog da Optidados.

Postagens publicadas: 10