Qual é a importância de caprichar no cadastro de produtos da ótica?
Um dos procedimentos mais importantes e que tem impacto na jornada do cliente, é o cadastro de produtos. Porém, é comum ele não recebe a devida atenção em diversos segmentos do comércio.
Isso é um equívoco que reflete em vários pontos da sua ótica, sendo os principais:
- a gestão de estoque;
- a contabilidade; e
- a qualidade da experiência do consumidor.
O cadastro de produtos é essencial para a implementação de outros processos na sua ótica, como estratégias de trade marketing e de técnicas de vendas, como upsell e crossell.
Neste post, apresentamos a você três pontos críticos que reforçam a importância do cadastro de produtos para o sucesso da sua empresa. Continue a leitura!
Organização de dados
O primeiro ponto de destaque é a organização de dados. O cadastro de produtos serve para deixar as informações do seu portfólio dispostas de forma que facilite a conciliação dos dados com todas as áreas de interface da sua ótica.
Quais são as áreas que precisam dessas informações?
- a gestão de estoque e suprimentos;
- o departamento de contabilidade e fiscal;
- a área de vendas e a de marketing, que devem ter acesso ao seu portfólio.
Cada uma precisa de informações específicas, por isso, o ideal é disponibilizá-las em uma base de dados única. Com o uso da tecnologia, você pode colocar alçadas de permissões, configurando a visualização que cada área pode e deve ter.
Desenvolvimento de soluções
Hoje, com o uso da inteligência artificial – IA, é possível desenvolver soluções cada vez mais personalizadas para os seus consumidores.
A relação do cadastro de produtos com isso é que, quando bem feito, faz com que se tenha informações preciosas para uma gestão de alto impacto e com excelentes resultados.
Integrando o seu cadastro de produtos com a área de vendas, você consegue identificar quais são aqueles que possuem maior giro. Dessa forma, as suas análises BCG e SWOT acabam sendo mais precisas, consequentemente, se você identifica as preferências do seu cliente ideal, a tendência é que as novas soluções sejam o resultado da visão desse consumidor, e esses produtos terão mais facilidade de penetração no mercado.
Aqui, é importante reforçar o papel da tecnologia. A coleta, consolidação e análise de dados é um procedimento trabalhoso, se feito manualmente. Agora, quando se tem um recurso que permite a automação desses processos, o foco é somente na análise das informações e na definição da estratégia.
Em termos da produtividade da sua ótica, é essencial contar com o apoio das melhores soluções tecnológicas.
Atendimento facilitado
Já pensou como seria chato para um cliente pedir um produto e o seu atendente perceber que ele está em falta no estoque?
O bom cadastro de produtos, facilita essa gestão de estoque. Além disso, caso um produto esteja em falta, quando o seu cadastro está organizado e bem gerido em um sistema específico para óticas, é possível sinalizar essa falta e retirar a divulgação. Isso evita que o cliente crie expectativas em relação a um produto que não será entregue.
Com a ascensão das lojas virtuais, é muito importante que haja essa integração entre o estoque físico e o digital. A consequência principal da otimização da organização do cadastro de produtos é a melhoria na qualidade do seu atendimento ao cliente.
As expectativas são supridas e, conciliando as informações de produtos e o cadastro do cliente, a sua equipe de atendimento ainda tem a oportunidade de fazer mais vendas aplicando as técnicas de upsell e crossell.
Somente usando um sistema específico para óticas você vai potencializar as vantagens do cadastro de produtos. Isso acontece porque a armação, as lentes oftálmicas e as lentes de contato têm características particulares, que devem estar descritas no inventário de produtos. Por tudo isso e para isso, foi desenvolvido o OptiSoul da Optidados: o sistema facilita a sua gestão diária da ótica e ainda melhora a produtividade do seu time.
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