Conheça essas 4 dicas para indicar a lente ideal

Conheça essas 4 dicas para indicar a lente ideal

A visão é um dos sentidos mais importantes para a espécie humana e o olho é um dos órgãos mais complexos do nosso corpo, por esse motivo devemos tomar muito cuidado na escolha do par de lente ideal.

E quais seriam os modelos indicados para suprir todas as necessidades e satisfazer o cliente? Confira no artigo.

Correção de graus com o tipo de lente ideal

Imprescindível ter uma equipe que recebeu treinamento de vendas para que o cliente tenha uma boa experiência ao ser atendido. Além de conhecer bem os formatos, as características dos produtos e interpretar corretamente a receita, é fundamental saber indicar os melhores tipos de lentes para cada caso.

Além, é claro, de conhecer os problemas oculares e o porquê daquele cliente precisar de uma especificidade de lente. Essa indicação estará na receita médica, mas caberá a equipe da ótica conquistar e persuadir o cliente acerca dos diversos modelos oferecidos na sua ótica.

Diagnóstico do cliente para a escolha da lente ideal

Uma lente não oferece só o atendimento da dioptria, por isso saber mais sobre as características do cliente, como: suas atividades diárias, profissão, sensibilidades, e até mesmo suas dificuldades visuais, podem ajudar. Sem deixar de lado, a leitura da receita que envolve diferentes campos: esférico, cilíndrico, eixo, adição e observações. Lembrando que os sinais dependerão sempre, do quadro clínico.

  • Miopia – dificulta a visão focal de objetos a distância, sendo representada pelo sinal (-) no campo esférico. Nesse caso, as lentes ideais e que podem ser indicadas são cilíndricas, de espessura conforme a dioptria.
  • Astigmatismo – dificulta o foco de objetos podendo criar dupla imagem, sendo representado pelo sinal (-) no campo cilíndrico. Dessa forma, as lentes ideais indicadas são cilíndricas, de espessura conforme a dioptria.
  • Hipermetropia – Dificulta nitidez e foco de objetos próximos, sendo representada pelo sinal (+) no campo esférico. Assim, as lentes são mais espessas no centro.
  • Presbiopia – conhecida pelo nome “vista cansada”, provoca dificuldades para enxergar de perto, sendo representada pelo sinal (+) no campo da distancia PERTO. Pode ser representada a partir da transcrição da dioptria ou somada à indicação LONGE da receita. No segundo caso, soma-se quando a dioptria for positiva no campo esférico e subtrai-se quando essa for negativa.
  • Cerotocone – causa visão irregular e embaçada, agindo de forma heterogênea. Pode surgir na infância e até mesmo no início da vida adulta. Indicações médicas possibilitam um tratamento adequado, onde os óculos serão uma maneira de amenizar os sintomas.
  • Glaucoma – geralmente atinge pessoas acima dos 40 anos, afeta a pressão e o fluxo sanguíneo do nervo óptico. Os óculos ajudarão na leitura, sendo usados para descanso ou de maneira constante.

Ofereça a melhor opção

O valor muitas vezes não interfere na qualidade. Mas é sabido que o cliente tende a escolher lentes mais em conta. Cabe ao consultor mostrar os benefícios e as vantagens dos diversos tipos de lentes e o porquê da diversidade entre os valores.

Aquele investimento a mais pode trazer um conforto incomparável, uma vez que tanto a estética quanto a usabilidade farão parte do cotidiano do cliente. Apresente sempre informações claras, responda as dúvidas e mostre-se solicito para a escolha do cliente. A melhor decisão de compra caberá a ele.

Sem esquecer, é claro, da anamnese; entender os hábitos, compreender a rotina para que seja possível indicar a lente ideal que atenderá a necessidade do cliente. Com a anamnese será possível alinhar o diagnóstico e o dia a dia, portanto, a necessidade dele. Dessa forma, resolver as dores do cliente, ou seja, ajudar a resolver um problema que o aflige.

Sendo autoridade na ótica, aquele que tem o conhecimento e a informação acerca do produto, caberá a você oferecer a melhor opção para suprir a necessidade do cliente e melhorar sua qualidade de vida

Conheça os tipos de lentes

Uma lente pode fazer toda a diferença. Sabe por quê? As características não se restringem somente a dioptria, incluem o material orgânico ou inorgânico; lentes de acrílico, policarbonato, resina e diversos outros. Essas variações estão de acordo com cada necessidade especifica de cada cliente.

Em algumas armações, a espessura das lentes é uma característica essencial. Dioptrias maiores tendem a lentes mais grossas, mas o tipo de material e a escolha adequada da armação ajudam a diminuir a espessura, o que gera mais conforto.

Há também tecnologias antirreflexo, capazes de diminuir o incomodo e ajudar no bloqueio de raios de luzes nocivas aos olhos, em casos de  sensibilidade à luz, as lentes fotossensíveis são ideais, uma vez que se ajustam de acordo com a claridade.

Conhecer os diferentes tipos de lente ajuda a entender o que indicar ao cliente, mas o consultor também deve aprimorar as técnicas de negociação. Ao apresentar e reforçar os benefícios de cada modelo, ele vai conseguir oferecer qualidade e conforto, além de melhorar o ticket das vendas.

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E não esqueça: sua trajetória é construída por cada passo, ainda que hajam percalços no caminho.

Anderson Vieira

Formado em Administração de Empresas e há 18 anos atuando na área de vendas sendo deles 8 anos no ramo óptico, me defino como um fanático em transformar vidas e conectar pessoas, pois acredito que todo profissional de vendas antes de representar um produto ou serviço, representa primeiro a si próprio.

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