Saber como fazer a limpeza de óculos corretamente é fundamental, uma vez que realizar constantes manutenções é imprescindível para que as lentes durem mais e para garantir um dia a dia mais confortável e saudável para os seus olhos.

Para obter o resultado esperado e manter o seu acessório sempre novo, é preciso saber como realizar a limpeza de óculos, caso contrário, você pode riscar as lentes ou mesmo comprometer a armação.

Para que você não cometa nenhum equívoco durante a limpeza, preparamos este post com 4 dicas práticas sobre o tema. Continue a leitura para conferir os detalhes!

1. Lave bem as mãos

O primeiro passo antes de começar a limpeza dos óculos é verificar se as suas mãos estão bem limpas e secas. É preciso se certificar, por exemplo, que não há resíduos de produtos como perfume ou hidratante, pois eles podem entrar em contato com os tratamentos da lente (como a proteção UV) e gerar uma reação que prejudique o acessório.

2. Utilize água corrente

Depois de lavar as mãos, chega o momento de realizar o primeiro enxágue das lentes em água corrente na torneira. Esse processo faz com que saia o excesso de poeira, que pode riscar as lentes na hora de lavar. Lembre-se de não usar água quente para não estragar o revestimento dos óculos.

Primeiro sistema mobile para óticas, optiSoul.

3. Use sabão neutro

Para retirar a gordura dos óculos, a melhor tática é usar uma gota de sabão neutro em cada lente, visto que outros produtos químicos, especialmente os que contêm álcool e perfume em sua composição, podem prejudicar os tratamentos das lentes.

O ideal é evitar, por exemplo, sabonete líquido, shampoo, loção hidratante, entre outros. Até mesmo o sabão que não é neutro deve ser evitado, bem como o uso de álcool. Além disso, não é preciso utilizar uma grande quantidade de sabão para a limpeza do item, apenas poucas gotas costumam ser o suficiente.

Mais uma alternativa que pode ser usada para essa finalidade é o spray limpa lentes, que pode ser encontrado nas óticas. Esse produto costuma ser muito útil nos momentos em que não há sabão neutro e uma torneira à disposição.

4. Esfregue gentilmente

Após colocar o sabão neutro nos óculos, basta esfregar gentilmente as lentes. Em seguida, é preciso apenas colocar o acessório novamente na água corrente e continuar esfregando com os dedos para limpar bem.

Para higienizar os demais componentes dos óculos, como as hastes, coloque o sabão neutro em cada uma das partes e esfregue para retirar toda a gordura. Por fim, para se certificar de que a limpeza foi correta, coloque as lentes contra luz e veja se não há mais nenhum resquício de sujeira.

Agora que você já sabe como fazer a limpeza de óculos, deve ter percebido que é um processo simples, não é mesmo? O mais importante é realizá-lo com frequência, a fim de evitar o acúmulo diário de microrganismos e bactérias. Quando se trata da saúde dos olhos, todo o cuidado é pouco, por isso, lembre-se de realizar um bom investimento, tendo em vista a relação custo-benefício.

Se você quer conhecer um sistema eficaz de gestão para a sua ótica, entre em contato conosco e descubra como podemos ajudá-lo!

Bianca Boscolo

Sou formada em Administração de Empresas pela UNIP-Campinas, com especialização em Gestão de Pessoas pela FAJ. Me considero uma pessoa cheia de energias e apaixonada por uma boa cerveja artesanal. Descobri o segmento ótico em 2011, onde trabalhei em uma ótica por dois anos até ingressar na Optidados. E é com essa energia e experiência que escrevo com grande atenção para o Blog Optidados.

Postagens publicadas: 48