A otimização da logística é mandatória na pandemia.

Durante esse período, inclusive, a demanda por entregas cresceu ainda mais, já que uma das principais formas de se prevenir contra o vírus é o distanciamento social — o que faz com que muitas pessoas optem por receber itens em casa em vez de ir às lojas.

O processo de entrega de produtos é muito importante para a qualidade da experiência do cliente, sendo, inclusive, um fator decisivo para fidelizar um consumidor ou torná-lo um detrator do negócio.

Se você tem interesse no assunto e quer descobrir como melhorar o processo de entrega de produtos de uma ótica durante a pandemia, continue a leitura deste post.

Quais são os principais desafios na entrega de produtos na pandemia?

Sabemos que realizar a entrega de produtos na pandemia pode não ser uma tarefa fácil, já que novos desafios surgiram durante esse momento. A seguir, vamos apresentar os principais problemas que vêm sendo enfrentados pelas empresas. Confira!

Aumento de prazo

Antes mesmo da pandemia, a preocupação com o cumprimento dos prazos já existia. Para que seja possível realizar as entregas no tempo previsto, é preciso controlar o fluxo e manter a cadeia de suprimentos abastecida.

Extravio de produtos

O extravio de produtos é mais um problema que sempre foi enfrentado pelas empresas que atuam com logística, mas que foi agravado com a situação atual.

Em um cenário inesperado oriundo da pandemia, a entrega se tornou ainda mais importante e, por isso um forte e eficaz planejamento é fundamental , de forma que as mercadorias cheguem ao destino no tempo previsto e sem avarias.

Lockdown com políticas distintas em diversas cidades

O lockdown, especialmente da forma que ocorreu no Brasil, também afetou a entrega de produtos, uma vez que cada cidade ou estado adotou sua própria política e por períodos distintos. Em alguns locais, até mesmo esse tipo de atividade foi vedada.

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O que pode ser feito para otimizar o processo logístico?

Agora que você já sabe quais são os principais desafios das empresas na entrega de produtos na pandemia, deve estar se perguntando como é possível otimizar o processo logístico. Pensando nisso, listamos algumas dicas!

Mapeie as particularidades dos locais de entrega

Durante a pandemia, foi possível observar que as companhias que contavam com mais visibilidade de sua cadeia logística conseguiram reagir melhor à crise. Isso se deu justamente porque elas já contavam com um mapeamento de suas entregas — o que auxiliou na compreensão dos locais que apresentam problemas, para que fosse possível corrigi-los com agilidade.

Este é um exemplo a ser seguido, adequando a sua realidade.

Invista em parcerias estratégicas

Para que seja possível realizar entregas, uma boa estratégia é contar com um sistema de gestão logística. Nesse sentido, é possível, por exemplo, contar com motoboys parceiros, para que entregas na mesma cidade ou na região metropolitana sejam realizadas.

Ajuste os prazos de entrega

Se os prazos de entrega que a sua empresa fornecia antes da pandemia não podem mais ser cumpridos, é imprescindível ajustá-los. Isso é importante porque, ao comprar um item e não recebê-lo no tempo previsto, o consumidor costuma ficar frustrado.

Nos casos em que a empresa já apresenta um tempo de entrega maior, o cliente sabe o que esperar. Se, porventura, a entrega for realizada com antecedência, tal ato deve gerar contentamento, e não frustração.

Seja transparente com o cliente

Agir de maneira transparente com todos os clientes também é uma das chaves para otimizar o processo logístico. Todas as empresas estão sujeitas a erros e atrasos, desde que em níveis absolutamente aceitáveis.

Ao se deparar com situações adversas, como o extravio de uma mercadoria, é importante agir com transparência com o cliente, expor a situação real e propor soluções imediatas. Falar a verdade é sempre a melhor alternativa para construir uma relação de confiança com os seus consumidores.

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Modernize a sua empresa

A pandemia apenas agilizou um processo que já vinha sendo notado: o crescimento das vendas online. De uma hora para outra, as redes de varejo tiveram que fazer adaptações em sua maneira de vender e criar plataformas online, para que fosse possível continuar com as suas operações.

Nesse sentido, as empresas de logística também foram obrigadas a rever seus processos e serviços de transporte, entrega e distribuição, com o objetivo de atender às novas demandas que surgiram.

A realidade, contudo, é que boa parte dos desafios que foram enfrentados pelas empresas, especialmente no começo da pandemia, poderia ter sido vencida mais facilmente com a utilização da tecnologia no segmento logístico e estratégias digitais.

Por meio da adoção de tecnologias específicas, como a inteligência artificial, se torna possível prever oportunidades e riscos, assim como gerenciar e controlar com mais precisão o estoque, os fluxos internos, as rotas de entrega e transporte etc.

Ao investir em um bom sistema de roteirização integrado à sua rotina, por exemplo, é possível ter acesso às melhores rotas, diminuindo a probabilidade de incidentes e riscos, como interrupções no percurso — fatores que são responsáveis por custos elevados na logística.

Estas são dicas práticas para otimizar a logística da entrega de produtos durante a pandemia.

Você precisa ter bem mapeadas todas as etapas da jornada do cliente da sua ótica, de forma que eles se sintam satisfeitos.

Ao adotar esses cuidados, você aumenta o nível de transparência de sua ótica e pode torná-la ainda mais conceituada no mercado.

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Orlando Bueno

Sempre buscando referências nas melhores práticas do segmento ótico global e com vivência de 3 décadas no varejo ótico nacional, idealizei a Optidados em 2008, com a missão de oferecer às Óticas do Brasil, inteligência de informação e eficiência de resultados comerciais, através de soluções tecnológicas de ponta. São com essas experiências que escrevo com muito prazer para o Blog da Optidados.

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