Entrega de produtos na pandemia: como otimizar a logística?
A otimização da logística é mandatória na pandemia.
Durante esse período, inclusive, a demanda por entregas cresceu ainda mais, já que uma das principais formas de se prevenir contra o vírus é o distanciamento social — o que faz com que muitas pessoas optem por receber itens em casa em vez de ir às lojas.
O processo de entrega de produtos é muito importante para a qualidade da experiência do cliente, sendo, inclusive, um fator decisivo para fidelizar um consumidor ou torná-lo um detrator do negócio.
Se você tem interesse no assunto e quer descobrir como melhorar o processo de entrega de produtos de uma ótica durante a pandemia, continue a leitura deste post.
Quais são os principais desafios na entrega de produtos na pandemia?
Sabemos que realizar a entrega de produtos na pandemia pode não ser uma tarefa fácil, já que novos desafios surgiram durante esse momento. A seguir, vamos apresentar os principais problemas que vêm sendo enfrentados pelas empresas. Confira!
Aumento de prazo
Antes mesmo da pandemia, a preocupação com o cumprimento dos prazos já existia. Para que seja possível realizar as entregas no tempo previsto, é preciso controlar o fluxo e manter a cadeia de suprimentos abastecida.
Extravio de produtos
O extravio de produtos é mais um problema que sempre foi enfrentado pelas empresas que atuam com logística, mas que foi agravado com a situação atual.
Em um cenário inesperado oriundo da pandemia, a entrega se tornou ainda mais importante e, por isso um forte e eficaz planejamento é fundamental , de forma que as mercadorias cheguem ao destino no tempo previsto e sem avarias.
Lockdown com políticas distintas em diversas cidades
O lockdown, especialmente da forma que ocorreu no Brasil, também afetou a entrega de produtos, uma vez que cada cidade ou estado adotou sua própria política e por períodos distintos. Em alguns locais, até mesmo esse tipo de atividade foi vedada.
O que pode ser feito para otimizar o processo logístico?
Agora que você já sabe quais são os principais desafios das empresas na entrega de produtos na pandemia, deve estar se perguntando como é possível otimizar o processo logístico. Pensando nisso, listamos algumas dicas!
Mapeie as particularidades dos locais de entrega
Durante a pandemia, foi possível observar que as companhias que contavam com mais visibilidade de sua cadeia logística conseguiram reagir melhor à crise. Isso se deu justamente porque elas já contavam com um mapeamento de suas entregas — o que auxiliou na compreensão dos locais que apresentam problemas, para que fosse possível corrigi-los com agilidade.
Este é um exemplo a ser seguido, adequando a sua realidade.
Invista em parcerias estratégicas
Para que seja possível realizar entregas, uma boa estratégia é contar com um sistema de gestão logística. Nesse sentido, é possível, por exemplo, contar com motoboys parceiros, para que entregas na mesma cidade ou na região metropolitana sejam realizadas.
Ajuste os prazos de entrega
Se os prazos de entrega que a sua empresa fornecia antes da pandemia não podem mais ser cumpridos, é imprescindível ajustá-los. Isso é importante porque, ao comprar um item e não recebê-lo no tempo previsto, o consumidor costuma ficar frustrado.
Nos casos em que a empresa já apresenta um tempo de entrega maior, o cliente sabe o que esperar. Se, porventura, a entrega for realizada com antecedência, tal ato deve gerar contentamento, e não frustração.
Seja transparente com o cliente
Agir de maneira transparente com todos os clientes também é uma das chaves para otimizar o processo logístico. Todas as empresas estão sujeitas a erros e atrasos, desde que em níveis absolutamente aceitáveis.
Ao se deparar com situações adversas, como o extravio de uma mercadoria, é importante agir com transparência com o cliente, expor a situação real e propor soluções imediatas. Falar a verdade é sempre a melhor alternativa para construir uma relação de confiança com os seus consumidores.
Modernize a sua empresa
A pandemia apenas agilizou um processo que já vinha sendo notado: o crescimento das vendas online. De uma hora para outra, as redes de varejo tiveram que fazer adaptações em sua maneira de vender e criar plataformas online, para que fosse possível continuar com as suas operações.
Nesse sentido, as empresas de logística também foram obrigadas a rever seus processos e serviços de transporte, entrega e distribuição, com o objetivo de atender às novas demandas que surgiram.
A realidade, contudo, é que boa parte dos desafios que foram enfrentados pelas empresas, especialmente no começo da pandemia, poderia ter sido vencida mais facilmente com a utilização da tecnologia no segmento logístico e estratégias digitais.
Por meio da adoção de tecnologias específicas, como a inteligência artificial, se torna possível prever oportunidades e riscos, assim como gerenciar e controlar com mais precisão o estoque, os fluxos internos, as rotas de entrega e transporte etc.
Ao investir em um bom sistema de roteirização integrado à sua rotina, por exemplo, é possível ter acesso às melhores rotas, diminuindo a probabilidade de incidentes e riscos, como interrupções no percurso — fatores que são responsáveis por custos elevados na logística.
Estas são dicas práticas para otimizar a logística da entrega de produtos durante a pandemia.
Você precisa ter bem mapeadas todas as etapas da jornada do cliente da sua ótica, de forma que eles se sintam satisfeitos.
Ao adotar esses cuidados, você aumenta o nível de transparência de sua ótica e pode torná-la ainda mais conceituada no mercado.
Se você gostou das dicas, assine a newsletter da Optidados para receber atualizações de novos conteúdos, diretamente no seu e-mail!