• FUNCIONALIDADES
    • CADASTROS DE CLIENTES
    • VENDAS
    • GESTÃO
    • FISCAL
    • ESTOQUE
    • MOBILIDADE
    • ATENDIMENTO ESPECIALIZADO
  • BLOG
  • E-BOOKS
  • QUEM SOMOS
  • CONTATO
  • SOU CLIENTE
Blog / Mercado / Entrega de produtos na pandemia: como otimizar a logística?

Entrega de produtos na pandemia: como otimizar a logística?

11 de maio de 2021 | 17:56h

Entrega de produtos na pandemia: como otimizar a logística?

A otimização da logística é mandatória na pandemia.

Durante esse período, inclusive, a demanda por entregas cresceu ainda mais, já que uma das principais formas de se prevenir contra o vírus é o distanciamento social — o que faz com que muitas pessoas optem por receber itens em casa em vez de ir às lojas.

O processo de entrega de produtos é muito importante para a qualidade da experiência do cliente, sendo, inclusive, um fator decisivo para fidelizar um consumidor ou torná-lo um detrator do negócio.

Se você tem interesse no assunto e quer descobrir como melhorar o processo de entrega de produtos de uma ótica durante a pandemia, continue a leitura deste post.

Quais são os principais desafios na entrega de produtos na pandemia?

Sabemos que realizar a entrega de produtos na pandemia pode não ser uma tarefa fácil, já que novos desafios surgiram durante esse momento. A seguir, vamos apresentar os principais problemas que vêm sendo enfrentados pelas empresas. Confira!

Aumento de prazo

Antes mesmo da pandemia, a preocupação com o cumprimento dos prazos já existia. Para que seja possível realizar as entregas no tempo previsto, é preciso controlar o fluxo e manter a cadeia de suprimentos abastecida.

Extravio de produtos

O extravio de produtos é mais um problema que sempre foi enfrentado pelas empresas que atuam com logística, mas que foi agravado com a situação atual.

Em um cenário inesperado oriundo da pandemia, a entrega se tornou ainda mais importante e, por isso um forte e eficaz planejamento é fundamental , de forma que as mercadorias cheguem ao destino no tempo previsto e sem avarias.

Lockdown com políticas distintas em diversas cidades

O lockdown, especialmente da forma que ocorreu no Brasil, também afetou a entrega de produtos, uma vez que cada cidade ou estado adotou sua própria política e por períodos distintos. Em alguns locais, até mesmo esse tipo de atividade foi vedada.

Faça o download gratuito do eBook 'Como abrir e gerenciar uma ótica'

O que pode ser feito para otimizar o processo logístico?

Agora que você já sabe quais são os principais desafios das empresas na entrega de produtos na pandemia, deve estar se perguntando como é possível otimizar o processo logístico. Pensando nisso, listamos algumas dicas!

Mapeie as particularidades dos locais de entrega

Durante a pandemia, foi possível observar que as companhias que contavam com mais visibilidade de sua cadeia logística conseguiram reagir melhor à crise. Isso se deu justamente porque elas já contavam com um mapeamento de suas entregas — o que auxiliou na compreensão dos locais que apresentam problemas, para que fosse possível corrigi-los com agilidade.

Este é um exemplo a ser seguido, adequando a sua realidade.

Invista em parcerias estratégicas

Para que seja possível realizar entregas, uma boa estratégia é contar com um sistema de gestão logística. Nesse sentido, é possível, por exemplo, contar com motoboys parceiros, para que entregas na mesma cidade ou na região metropolitana sejam realizadas.

Ajuste os prazos de entrega

Se os prazos de entrega que a sua empresa fornecia antes da pandemia não podem mais ser cumpridos, é imprescindível ajustá-los. Isso é importante porque, ao comprar um item e não recebê-lo no tempo previsto, o consumidor costuma ficar frustrado.

Nos casos em que a empresa já apresenta um tempo de entrega maior, o cliente sabe o que esperar. Se, porventura, a entrega for realizada com antecedência, tal ato deve gerar contentamento, e não frustração.

Seja transparente com o cliente

Agir de maneira transparente com todos os clientes também é uma das chaves para otimizar o processo logístico. Todas as empresas estão sujeitas a erros e atrasos, desde que em níveis absolutamente aceitáveis.

Ao se deparar com situações adversas, como o extravio de uma mercadoria, é importante agir com transparência com o cliente, expor a situação real e propor soluções imediatas. Falar a verdade é sempre a melhor alternativa para construir uma relação de confiança com os seus consumidores.

Primeiro sistema mobile para óticas, optiSoul.

Modernize a sua empresa

A pandemia apenas agilizou um processo que já vinha sendo notado: o crescimento das vendas online. De uma hora para outra, as redes de varejo tiveram que fazer adaptações em sua maneira de vender e criar plataformas online, para que fosse possível continuar com as suas operações.

Nesse sentido, as empresas de logística também foram obrigadas a rever seus processos e serviços de transporte, entrega e distribuição, com o objetivo de atender às novas demandas que surgiram.

A realidade, contudo, é que boa parte dos desafios que foram enfrentados pelas empresas, especialmente no começo da pandemia, poderia ter sido vencida mais facilmente com a utilização da tecnologia no segmento logístico e estratégias digitais.

Por meio da adoção de tecnologias específicas, como a inteligência artificial, se torna possível prever oportunidades e riscos, assim como gerenciar e controlar com mais precisão o estoque, os fluxos internos, as rotas de entrega e transporte etc.

Ao investir em um bom sistema de roteirização integrado à sua rotina, por exemplo, é possível ter acesso às melhores rotas, diminuindo a probabilidade de incidentes e riscos, como interrupções no percurso — fatores que são responsáveis por custos elevados na logística.

Estas são dicas práticas para otimizar a logística da entrega de produtos durante a pandemia.

Você precisa ter bem mapeadas todas as etapas da jornada do cliente da sua ótica, de forma que eles se sintam satisfeitos.

Ao adotar esses cuidados, você aumenta o nível de transparência de sua ótica e pode torná-la ainda mais conceituada no mercado.

Se você gostou das dicas, assine a newsletter da Optidados para receber atualizações de novos conteúdos, diretamente no seu e-mail!

Compartilhar post do Blog B-15 Optidados Compartilhar post do Blog B-15 Optidados Partilhar publicação do Blog B-15 Optidados

Orlando Bueno

Sempre buscando referências nas melhores práticas do segmento ótico global e com vivência de 3 décadas no varejo ótico nacional, idealizei a Optidados em 2008, com a missão de oferecer às Óticas do Brasil, inteligência de informação e eficiência de resultados comerciais, através de soluções tecnológicas de ponta. São com essas experiências que escrevo com muito prazer para o Blog da Optidados.

Postagens: 68

Navegação de Post

Você também pode gostar destes conteúdos:

Pupilômetro Digital Via Foto: Descubra por que essa Tecnologia é Essencial para a Sua Óptica!

Pupilômetro Digital Via Foto: Descubra por que essa Tecnologia é Essencial para a Sua Óptica!

3 motivos para investir em um sistema mobile para óticas

3 motivos para investir em um sistema mobile para óticas

0 Comentários

Cancelar

Sua ótica no Instagram

Sua ótica no Instagram

Sua ótica está presente no Instagram mas não tem bons resultados? Descubra dicas valiosas para melhorar seu engajamento na rede!

Baixar Material

Categorias

  • CASOS DE SUCESSO
  • DICAS
  • ESTOQUE
  • FINANÇAS
  • FÍSCAL
  • GESTÃO E ESTRATÉGIA
  • MARKETING
  • MERCADO
  • VENDAS E RELACIONAMENTO

RECEBA OS MELHORES CONTEÚDOS PARA SE DESTACAR NO MERCADO ATUAL

Cadastre-se em nossa newsletter gratuita agora mesmo e receba conteúdos ricos e poderosos em primeira mão.

Av. Pres. Vargas, 2001,
Alto da Boa Vista, Ribeirão Preto - SP, 14020-525

(16) 9 9624-2517

comercial@optidados.com.br
  • Sistema para Ótica
  • Blog
  • E-books
  • Quem Somos
  • Contato
  • Sou Cliente
  •   Play Store
  •   App Store

RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Não perca! Inscreva-se na nossa newsletter gratuita e desbloqueie conteúdos exclusivos e informações valiosas diretamente na sua caixa de entrada. Fique à frente e aproveite dicas e novidades que só quem está por dentro recebe!

B-15 Optidados © 2008-2025

Recebemos o seu e-mail!

Obrigado por assinar nossa newsletter!

Em breve enviaremos novos conteúdos e noticias sobre o ramo Ótico diretamente para você.

O B-15 Optidados utiliza cookies para tornar sua experiência online melhor! Ao continuar nessa página, você concorda com o uso de cookies e com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.