Aproveite os feriados e venda mais na sua ótica

Aproveite os feriados e venda mais na sua ótica

Durante os feriados, o comércio de cidades turísticas e litorâneas e cidades mais pacatas ganham mais movimento, porque são um refúgio para quem busca tranquilidade ou mais agito. Estes momentos são de excelentes oportunidades para fidelizar e ampliar o bom relacionamento com os turistas principalmente, porque os turistas estão mais pré-dispostos a gastar. Muita gente aproveita para passear com a família e gastar sem pensar muito diferente do que acontece num período normal.

Então, pensando nisso, nós da Optidados resolvemos trazer algumas soluções básicas, baratas e simples de se fazer para que você não deixe de ser notado.

Nossa primeira dica é que você invista nas vitrines de acordo com data comemorativa. Faça curso, se você não tiver essa oportunidade ou esse perfil, veja se tem a possibilidade de um colaborador seu fazê-lo, ou então contrate profissional qualificado, chame atenção para a sua ótica.

Outras ações que você pode fazer é por exemplo, deixar o cartão da sua ótica nos hotéis e pousadas da sua cidade, coloque faixas na rua com o seu endereço e a sua promoção, contrate um carro de som para chamar atenção.

Valorizar a cultura local também é um excelente chamariz para os turistas. Oferecer opções de bolos, bolachinhas com ingredientes típicos, ter música regional ao vivo e oferecer alguma atração cultural que seja a cara da sua cidade são excelentes formas de cativar os clientes. Se é período de alguma festa típica da região, patrocine a festa, apareça através das propagandas nesses eventos, se for possível, no carnaval, patrocine um bloco, coisas desse tipo.

Quando você abre a ótica nos feriados, ganham tanto o comerciante, que tem a oportunidade de realizar mais vendas, quanto o consumidor, que garante algumas horas a mais de compra. Abrir em feriados atinge uma média de 63% de faturamento de um dia normal e essa ação melhora o resultado, com certeza, pois ajuda a compor o faturamento no final do mês.

Tudo começa com planejamento. Vamos falar de algumas oportunidades para te ajudar a montar o calendário e se planejar para o fluxo. Programe promoções e ofertas para a época e divulgue o máximo possível: encaminhe as vantagens para as pessoas que já conhecem o seu estabelecimento e aproveite canais como as redes sociais para informar seu público das oportunidades.

Não se esqueça de incluir neste trabalho de divulgação os moradores da sua cidade, pois muitos deles podem não estar viajando, mas querem aproveitar o feriado para fazer algo diferente. Justamente porque o movimento é menor do que um sábado, por exemplo e lembre-se de que no feriado prolongado muita gente aproveita a folga para passear e acaba comprando alguma coisa, mesmo não sendo uma data especial.

Vamos falar desse planejamento anual. Falaremos do primeiro semestre que já passou também para que você possa se planejar já para o ano que vem.

No primeiro trimestre então, um ponto positivo que poderá fazer um contraponto às baixas nas vendas na primeira metade do ano é o pagamento, por parte das empresas, das bonificações e da participação nos lucros. Esse dinheiro extra na mão dos consumidores acaba incentivando o consumo.

Janeiro

O mês apresenta o momento certo para realizar o balanço das vendas e elaborar o planejamento estratégico do ano, sendo importante definir as metas para o ano todo. Em janeiro, também são realizadas liquidações e promoções pelas grandes redes que atraem um grande fluxo de clientes para as lojas. Nesse momento, você não pode passar despercebido então já é hora de fazer algumas ações para aproveitar esses consumidores.

Outro fator positivo é a volta às aulas. Atrair esse público nesse período do ano costuma dar bastante resultado.

Dia 24 de janeiro é dia dos aposentados.

No dia 25, aniversário da cidade de São Paulo. A data cai em uma quinta -feira, podendo ser mais uma ponte de fim de semana.

Fevereiro

O carnaval, 13 de fevereiro, terça feira. Tá calor e todo mundo compra solar. Neste ano, a crise deixou o consumidor mais realista e menos impulsivo, e o comércio precisa aumentar o estímulo ao cliente para conseguir expandir as vendas.

O consumidor ainda estará bem endividado nesse mês. Vendas parceladas e promocionais podem atrair esse perfil de cliente.

Março

Incentivo às compras para a páscoa. O que tem a ver páscoa com óculos? Criatividade na oferta de produtos e promoções pode fazer a diferença para aumentar o faturamento. Todo mundo sabe que ovo de páscoa está caro e aí, o que você pode fazer é sorteio de um ovo de páscoa para incentivar o consumo na sua ótica.

Abril

1 de abril = páscoa, domingo

Bom período para fazer as liquidações de verão.

O feriado de tiradentes (21) será comemorado em um sábado. Trabalhe nesse dia, porque as outras pessoas que não trabalharão, poderão ir para sua ótica. Aproveita o feriado para vender para o dia das mães!

Nesse período de vendas para o dia das mães, procure ter muita atenção com o público masculino, você sabe que precisa ter mais cuidado, conforto, atrativos na ótica e principalmente agilidade por terem menos tendência ao consumismo.

Maio

Segunda data mais importante para o comércio – o dia das mães. A comemoração apresenta forte apelo emocional e o tíquete médio aumenta em relação ao natal. A qualidade no atendimento é um diferencial, bem como a criação de condições acolhedoras no estabelecimento, como já citamos, para o público masculino que irá às compras.

Pro final de maio, a aproximação do inverno. As coleções novas já estarão nas lojas.

Incentiva a queima do estoque das peças mais coloridas, de verão e também aquisição das peças de cores mais sóbrias, por conta do inverno.

Junho

Nesse mês é comemorado o dia dos namorados, data que vem apresentando movimento forte, com tíquete médio semelhante ao do dia das mães.

15 de junho corpus christi (quinta) – feriado prolongado

Junho ainda terá o dia de São João, dia 24. No nordeste, as festas juninas geram movimento significativo, atraindo turistas para as comemorações e maior público para o comércio local, mesmo que em menor proporção.

Julho

Dia 26: dia dos avós: quarta – feira, não é feriado, mas é data comemorativa que vem ganhando espaço no comércio e todo mundo tem um avô ou avó que usa óculos.

Chegada do Inverno e aí apelo para as coleções de inverno

Férias escolares!

Aproveitar  o final do mês para já começar a fazer campanha para o dia dos pais.

Agosto

Dia dos pais. Para os pais que não gostam de óculos, uma boa oferta é a de relógios. Nesse ano será dia 13 de agosto, domingo.

Setembro

7 de setembro, quinta –feira: independência do brasil, feriado prolongado.

22 de setembro, sexta-feira: chegada da primavera, outra oportunidade de oferecer promoções de inverno, queima de inverno!

Outubro

12 de outubro, quinta-feira: nossa senhora aparecida e dia das crianças! Oferecer promoções de óculos infantis.

Novembro

2 de novembro, quinta-feira: finados, feriado prolongado.

15 de novembro, quarta-feira: proclamação da república.

24 de novembro:  famigerada black friday

Dezembro

Dia 21: verão, incentivo à compra de solares de novo.

Dia 25, segunda-feira: natal.

O treinamento da sua equipe é fundamental. Tendo em mente que, durante o período, é possível que o fluxo fique muito maior do que o normal, planeje contratar funcionários extras e treine todos para manterem a calma e fazerem um bom atendimento independentemente do fluxo do espaço. Caso você esteja em uma cidade que recebe muitos turistas estrangeiros, é imprescindível ter na equipe alguém que possa se comunicar em inglês. Os demais funcionários devem ser orientados a tratar estas pessoas com atenção e sempre pedirem ajuda ao fluente no inglês para desenvolver o atendimento.

Ao final, mantenha o laço! Fidelizar o cliente! Fidelização não é apenas satisfação é manter o cliente engajado com a sua marca. Procure desenvolver um cadastro que inclua, ao menos, nome, e-mail e cidade, para que você possa manter o contato com este possível cliente e tenha a chance de solicitar um feedback da experiência que ele teve no seu estabelecimento. Pode ser que ele não volte ao seu espaço, mas caso tenha levado uma boa lembrança, pode indica-lo para outros conhecidos.

É isso aí pessoal.

Obrigada pela participação e se você tiver sugestões de mais temas ou dúvidas, deixe nos comentários que responderemos o mais rápido possível.

Carol Melzani

Sou coordenadora da Central de Relacionamento na Optidados. Me formei em Direito pela Faculdade de Jaguaríuna, onde despertei grande interesse em discussões acerca do direito empresarial. Amo aprender e entender com os clientes, os desafios que me cercam, propondo soluções que conciliam a tecnologia com as boas práticas de varejo. Utilizo desse lema como o direcionador dos textos que escrevo para o Blog Optidados.

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