Para manter a sua ótica competitiva no mercado, é preciso conciliar três pontos: experiência do cliente, forte e eficaz gestão de pessoas e investimentos assertivos em inovação.

Colocar tudo isso em prática não é fácil, mas o primeiro passo é ficar por dentro das tendências para óticas. Dessa forma, você consegue implementar uma gestão estratégica e com foco nas melhores soluções que há no mercado.

Pensando nisso, fizemos este post especial para que você conheça 3 tendências para óticas. Continue a leitura!

1. Mobilidade

Um dos pontos que mais merecem a atenção dos empreendedores de óticas é o conceito de mobilidade. À primeira vista, parece que o conceito gira em torno dos modais, ou seja, das soluções em transporte como carros por aplicativo, ônibus, avião etc., mas, na prática, a mobilidade vai além.

O investimento em tecnologia é uma frente que favorece a mobilidade do seu negócio, tanto para os funcionários, quanto para os clientes. O uso de softwares com cloud computing (computação em nuvem) permite que os acessos sejam feitos de qualquer lugar do mundo, bastando ter um dispositivo com rede de Internet disponível.

Essa mobilidade que nos referimos, se refere ao fato de poder acessar e usar de qualquer ferramenta, seja um computador, notebook, tablet ou celular, assim como o OptiSoul permite.

Assim, pensar e investir em estratégias com foco em mobilidade, permite que a sua ótica esteja em processo evolutivo e sempre mais produtiva. Do ponto de vista do cliente, as soluções tecnológicas otimizam a sua experiência. Como consequência, o seu negócio conquista um promotor que vai recomendar a sua ótica a amigos e familiares.

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2. Marketing digital

Para muitos, o marketing digital é um conceito novo, mas isso não deve ser motivo para não investir nessa estratégia. A questão é que ele nunca envelhece. O motivo é simples: as atualizações constantes dos motores de buscas, como o Google, exigem que os profissionais desse segmento estejam sempre atualizando seus conhecimentos.

Somente dessa forma é possível garantir que a estratégia da sua ótica vai alcançar o resultado esperado. É preciso acompanhar as mudanças e ajustar a rota, se for preciso. Segundo o próprio Google, estamos vivendo a era da experiência, e nesse cenário, os conteúdos em vídeo, interativos e as assistentes virtuais são destaque.

Uma boa estratégia de marketing digital é aquela em que a sua marca sabe onde quer chegar. Se a sua ótica quer alcançar novos mercados e melhorar a performance, é essencial ter uma estratégia de posicionamento digital. Você precisa contar com profissionais especialistas no assunto.

Eles vão desenvolver um plano tático, para que a sua marca se posicione nos canais onde o seu público está e tenha uma linguagem adequada. O SEO (Search Engine Optimization, ou otimização de sites para motores de busca) demanda produção de conteúdo de qualidade, cultura guiada a dados e uma boa estratégia. O sucesso do marketing digital acontece por meio da análise de dados contínua, para aproximar a sua marca do seu cliente ideal.

3. Atendimento personalizado

Você sabia que a mesma análise que fundamenta o marketing digital pode ser aproveitada para proporciona um atendimento personalizado aos seus clientes? Isso é possível porque ela identifica o comportamento do seu cliente. Por meio das suas personas, é possível desenvolver produtos e serviços que vão direto ao seu público-alvo.

A personalização do atendimento deve ser uma das principais frentes de atuação para melhorar a experiência da compra e o pós-venda. Para que isso aconteça, você também deve investir em tecnologia.

Com um sistema desenvolvido especificamente para óticas, é possível ganhar agilidade no cadastro do cliente. Inclusive, essa etapa é essencial para oferecer um atendimento personalizado. O cadastro do cliente feito corretamente, aliado ao omnichannel, torna o seu atendimento mais ágil.

O que você achou dessas tendências para óticas? Em um primeiro momento, pode até parecer algo distante e difícil de implementar, mas saiba que existe uma solução que oferece essas três funcionalidades simultaneamente, entre outras.

Com a Optidados, a sua equipe de atendimento pode usar o nosso aplicativo mobile para a tomada de medidas dos seus clientes, pois o nosso sistema conta com um pupilômetro digital.

Quer conhecer mais as inovações que a Optidados tem para a sua ótica? Entre em contato conosco!

Leonardo Vieira

Formado em Marketing pela UNIFAJ. Me considero uma pessoa muito determinada e que sempre busca realizar seus objetivos. Estou no "mundo óptico" há mais de 5 anos, e a cada dia aprendo mais com a melhor equipe. Busco transmitir meus conhecimentos com o intuito de ajudar o maior número de óticas possível, através do Blog da Optidados.

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