Conheça as 4 principais etapas de uma negociação de vendas!
Estratégias orientam uma conversa comercial desde o planejamento ao fechamento de um acordo. São elas que determinam se você terá ou não sucesso no final, e algumas etapas da negociação ajudam bastante nesse processo.
Você sabe quais são elas?
Negociar uma venda é essencial para fechar um bom negócio e para entregar valor ao cliente logo no início do contato. Pensando nisso, elaboramos este conteúdo com as principais etapas a serem seguidas para uma negociação de vendas de sucesso. Acompanhe!
Quais são as características de uma negociação?
No dia a dia de uma ótica, situações em que é preciso negociar com o cliente sempre aparecem. Para vender algum produto e/ou serviço, é importante conduzir o processo de venda de forma que tanto a ótica quanto o cliente consigam um valor que seja bom para ambos.
Nem todo mundo tem a percepção que toda negociação envolve mais do que a troca e a comparação de propostas. Para ter sucesso com o cliente, tenha em mente que é preciso preparar o terreno e ter a percepção correta sobre até onde se deve ceder sem ir além do que é possível e desejável.
Quais são as etapas da negociação?
A seguir, entenda quais são as etapas da negociação e as peculiaridades de cada uma delas.
1. Preparação
A preparação é uma etapa essencial para o sucesso de uma boa venda, pois um(a) vendedor(a) bem preparado(a) gera confiança nos clientes.
Procure entender quem está ali, compreender o que levou a pessoa a procurar a sua ótica, do que ela gosta, qual é seu estilo, entre outros pontos. Estabeleça um relacionamento efetivo, original.
2. Troca de informação
Extraia do cliente a principal “dor” que o levou até ali para que você possa oferecer as soluções ideais. Conhecendo a principal demanda do cliente, é possível mostrar o produto certo no momento ideal.
Essa troca de informações garante uma negociação boa para os dois lados, pois o cliente se sente acolhido e verá você como parceiro, não apenas como alguém que quer fechar uma venda a qualquer custo.
3. Proposta
Depois de saber o que o cliente busca, elabore uma estratégia para que ele entenda que você é capaz de resolver a sua “dor”. Não foque no preço do produto em si, mas no valor. Enfatize os benefícios de fechar o negócio. Mostre que o cliente não vai ter um gasto: mas que vai fazer um investimento em saúde e bem-estar.
4. Acordo
É a etapa final de uma negociação. Depois de usar todas as técnicas de venda e passar pelas etapas anteriores, o cliente fecha a compra do produto. Nesse momento, entra a busca por melhores preços, condições de pagamento e possíveis outras vantagens.
Essa venda vai gerar vendas futuras? Vale a pena diminuir, nesse momento, o lucro, pensando nas compras futuras e possíveis indicações desse cliente? É durante essa etapa o momento de fazer esses questionamentos. Por isso, procure conhecer bem quem está do outro lado, buscando efetiva solução para a sua demanda.
Qual é a importância de seguir essas etapas?
As etapas descritas ajudam a otimizar as estratégias, organizando-as de acordo com o momento da venda. Ao alinhar a técnica dos vendedores com as etapas, todo o processo se torna mais fluido e fácil em relação às expectativas do cliente, e isso é benéfico para os dois lados.
Não basta apenas seguir as etapas da negociação. É fundamental conhecer as necessidades, as dores e os objetivos dos clientes, para que todo o processo de venda seja profissional. Com o software de gestão OptiSoul, é possível gerir de forma inteligente e estratégica as informações dos clientes, além de automatizar rotinas importantes de gestão. E o melhor: tudo isso na palma da sua mão, através do seu celular.
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