Como aumentar a produtividade da equipe na óptica? Aprenda!
O desempenho dos colaboradores, em especial o setor de vendas, influencia diretamente na sustentabilidade do negócio e na sua competitividade. Por isso, uma ótica precisa ter processos adequados para aumentar a produtividade da equipe.
Devemos lembrar que uma compra só é finalizada após um ciclo de etapas que envolvem o esforço coletivo. Aqui, incluímos desde um marketing estratégico até um atendimento de qualidade, imprimindo confiança e credibilidade na marca.
Dessa maneira, garantir que todos estejam alinhados com as estratégias do negócio é fundamental. Quer saber como aumentar e melhorar a produtividade da sua equipe? Confira as dicas a seguir!
Estabeleça metas claras
Para inspirar um bom desempenho dos vendedores, é importante que eles tenham uma meta pré-estabelecida para alcançar. São objetivos que funcionam como um direcionamento para onde chegar.
Essas metas precisam ser claras e coesas, para serem atingidas de verdade. Além disso, ofereça recompensas e comissões para motivar a equipe a chegar lá. Gratificações como bônus extras, prêmios e plano de carreira são algumas opções que funcionam bem!
Invista em capacitação
Funcionários bem treinados estão aptos para oferecer um atendimento de qualidade. Por isso, é essencial que as equipes de vendas conheça todos os produtos da loja, sistemas e ferramentas de trabalho. Além disso, elas devem se manter alinhadas com as novidades e tendências do setor, em um aprimoramento constante.
Assim, o negócio precisa ter em seus processos uma política de treinamentos adequada. Isso inclui apresentações, palestras e cursos de capacitação. Invista também na reciclagem, inserindo conteúdos de atualização sempre que necessário.
Alguns temas que podem ser abordados são:
- técnicas de atendimento e abordagem de vendas;
- apresentação do portfólio;
- apresentação das ferramentas de trabalho;
- relacionamento com o cliente;
- fidelização.
Garanta boas ferramentas para auxílio do trabalho
Outro ponto importante para aumentar a produtividade da equipe nas óticas é proporcionar ferramentas adequadas de trabalho. O colaborador deve contar com equipamentos calibrados para um atendimento caprichado, além de um bom sistema de gestão.
O primeiro caso diz respeito a aparelhos como lensômetro, lixadeiras de lentes e facetadeiras, que permitem ajustar os óculos ao rosto do cliente, por exemplo. Já o sistema ajuda a controlar informações como recebimento e entrega dos pedidos, quantidade de vendas, receitas, entre outras.
Um sistema adequado ajuda na produtividade ao trazer dados atualizados sobre as rotinas da ótica, mantendo uma gestão organizada da loja. Ao automatizar ações, as equipes podem focar em outras tarefas, reduzindo a carga e o tempo investidos nos processos. A dica é investir em um software de fácil utilização e com funcionalidades adaptadas para o seu negócio.
Saiba reconhecer talentos e motive a equipe
O reconhecimento dos talentos começa a partir da individualização de cada colaborador. Significa enxergá-lo de fato, em suas particularidades e recompensar seus resultados. Afinal, cada pessoa tem um grau de desempenho e esforço em suas atividades.
Por mais que sua ótica tenha poucos funcionários, é importante garantir a motivação para que todos cresçam juntos. Do contrário, eles se sentirão estagnados e sem incentivos para se empenharem na execução das tarefas.
Faça com que seus colaboradores vistam a camisa. Assim, eles vão se empenhar na busca melhorias dos processos e no alcance das metas. Transformar a equipe em uma família significa um meio de fechar mais vendas e crescer as receitas.
Promova uma boa comunicação interna
Uma comunicação interna, na qual os funcionários são ouvidos e podem receber feedbacks motivadores, também se destaca para aumentar a produtividade. É esse diálogo com troca de ideias que ajuda a entender as expectativas e traçar planos para melhorar as estratégias de vendas.
Um ambiente em que todos se sentem abertos a dar opiniões e sugestões agrega positivamente aos processos, ajudando a entender os pontos de melhoria. Nesse contexto, falamos também do marketing interno ou endomarketing, que envolve um planejamento estratégico.
Trata-se do desenvolvimento de programas e ações para endossar um relacionamento agradável e a transparência entre a equipe. Para isso, é possível utilizar canais de comunicação, como plataformas de comunicação ou grupos de aplicativos, para promover interações e divulgar as últimas novidades e acontecimentos no negócio.
Muitas óticas fazem parte de uma rede de franquias e esses canais ajudam a manter a uniformidade dos processos. Afinal, os canais são os principais meios de propagar informações relevantes para guiar as estratégias.
Planeje estratégias de marketing
Aumentar a produtividade da equipe depende muito das ações de marketing para vendas. Planejar ofertas e promoções é uma forma eficaz de elevar os resultados, atraindo mais clientes.
Para definir as estratégias de comunicação, é necessário conhecer bem o público-alvo e entender seus hábitos de consumo. Assim, fica mais fácil entender como se aproximar dos clientes e até mesmo fidelizá-los.
O plano de marketing deve estar alinhado com as metas de vendas. Os objetivos permitem metrificar os resultados e entender se as ações funcionaram.
Certifique-se de um bom clima no ambiente de trabalho
Nossa última dica para aumentar a produtividade, de certa forma, resume tudo que falamos até aqui. Metas alcançáveis, liberdade para deixar sugestões, feedbacks aplicados de forma sutil, ferramentas adequadas para o trabalho, apoio do marketing para as vendas e treinamentos de capacitação são pontos diretamente relacionados a um ambiente de trabalho agradável.
Criar um contexto de proximidade entre todos, promovendo empatia e respeito entre pessoas, é o segredo para uma equipe motivada e empenhada a focar no sucesso. É tarefa de um bom líder trabalhar para a satisfação profissional de seus colaboradores.
OptiSoul: um sistema para aumentar a produtividade na sua ótica
O software OptSoul, é um sistema preparado para proporcionar um ambiente produtivo e otimizado nas óticas. Nossa plataforma atua para otimizar a gestão de processos, desde o atendimento até o momento do pós-venda.
É possível cadastrar clientes, receitas e vendas de forma on-line e off-line. Também disponibilizamos um pupilômetro menos invasivo que funciona via foto, favorecendo a experiência de compra dos seus clientes e otimizando o tempo da equipe.
Adotando o sistema da Optidados na sua ótica, você ainda consegue acessar os dados por dispositivos móveis a qualquer momento. Somos um sistema estratégico, pensado para proporcionar um ótimo custo-benefício para o seu negócio!
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