Para quem administra um negócio, um problema comum costuma gerar dor de cabeça: clientes inadimplentes. De acordo com um estudo do Serasa, 40% dos adultos no Brasil têm dívidas atrasadas. Ainda em estudo recente encomendado pelo SIMPI, 83% das empresas não conseguiram crédito, 25% estão no cheque especial e 64% enfrentaram situação ruim ou péssima no início da pandemia. Estes indicadores acabam também refletindo na inadimplência.

Apesar de comum, isso não significa que a inadimplência é simples de ser contornada.

Que tal, então, conferir algumas dicas para lidar melhor com os clientes inadimplentes da sua ótica? Continue a leitura deste artigo para descobrir e reduzir esse problema!

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Quais são os motivos mais comuns para a inadimplência?

Outro estudo do Serasa mostra como os motivos podem ser os mais variados. O desemprego é o primeiro deles, mas a redução da renda familiar e a ausência de educação financeira e controle também são outras das razões para o atraso na quitação de uma dívida. Para o seu negócio, porém, pode significar problemas para a gestão financeira se não for bem administrado.

O que fazer para lidar com clientes inadimplentes?

Mas, na prática, o que fazer para lidar com os clientes inadimplentes? Confira algumas dicas!

Saiba cobrar sem constranger

Por mais que o cliente inadimplente esteja errado, é importante mostrar empatia e solucionar o problema da melhor forma possível. Fazer uma cobrança sem constrangimentos é o primeiro passo. Evite falar sobre o assunto na frente de outros clientes na sua loja, por exemplo, ou mesmo criando uma situação que o deixe envergonhado. É importante ser sincero, transparente e justo.

Crie uma régua de cobrança

Criar uma régua de cobrança também pode facilitar o seu controle. Assim, você já vai estar preparado para a próxima etapa. O cliente não fez o pagamento na data inicial? A sua equipe já sabe como proceder para o próximo passo. Isso permite que o processo seja acelerado e o número de inadimplentes reduza na sua ótica.

Mantenha a comunicação

A comunicação deve ser contínua com os clientes inadimplentes. Não precisa ser necessariamente para uma cobrança, mas é importante mostrar que você está esperando pelo acerto da dívida e, ao mesmo tempo, está disposto a encontrar a melhor forma de solução.

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Ofereça outras formas de pagamento

Outra forma de solucionar o problema é oferecendo diferentes métodos de pagamento. Caso o cliente não tenha feito o pagamento do boleto bancário, por exemplo, ofereça a opção de quitar a dívida por meio de um cartão de crédito e, dependendo do valor, até mesmo aceite parcelá-lo.

Envie lembretes

Também é importante lembrar o cliente de que ele deve fazer o pagamento. Afinal, a falta de controle financeiro é uma das razões mais comuns para a inadimplência. A sua ótica pode ajudar o consumidor a evitar que ele se enrole e crie uma situação ruim para os dois lados. Com uma mensagem cuidadosa e direta, isso se torna mais fácil de ser conseguido.

Qual é o papel da tecnologia para o controle dessas taxas?

Além das dicas acima, a tecnologia pode desempenhar um papel importante no controle das inadimplências. Mais importante do que lidar com os clientes que estão devendo à sua ótica, é garantir que isso não se repita e não atrapalhe o funcionamento do seu negócio. A ideia é facilitar o monitoramento e, assim, compreender o que, de fato, ela representa nas suas finanças.

Como mostramos neste artigo, o mais importante é encontrar formas de controlar a inadimplência e garantir que ela não se torne um problema recorrente. Dessa forma, mesmo que um cliente atrase um pagamento de vez em quando, os impactos na sua ótica não vão ser irreversíveis. O bom uso de um sistema de gestão, deve ser a base de todo esse gerenciamento.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como lidar com clientes inadimplentes e não deixar que isso prejudique o seu negócio, que tal descobrir as melhores maneiras de se aproximar ainda mais do seu cliente? Continue em nosso blog e confira 9 dicas sobre clientes fiéis!

Bianca Boscolo

Sou formada em Administração de Empresas pela UNIP-Campinas, com especialização em Gestão de Pessoas pela FAJ. Me considero uma pessoa cheia de energias e apaixonada por uma boa cerveja artesanal. Descobri o segmento ótico em 2011, onde trabalhei em uma ótica por dois anos até ingressar na Optidados. E é com essa energia e experiência que escrevo com grande atenção para o Blog Optidados.

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