Preparando sua ótica para o fim de ano

Preparando sua ótica para o fim de ano

O fim do ano está próximo novamente, e os lojistas já começam a pensar em formas de decorar suas vitrines e de oferecer promoções e ofertas, que estejam de acordo com a cultura da empresa e que passe o espírito natalino e a energia de um novo ano. Tudo isso, para despertar o desejo dos consumidores.

Aliás, não tem nada mais encantador e tentador do que ver ou entrar em uma loja que tenha caprichado em seu visual e em suas ofertas. E é nessas horas precisamos de muita criatividade e organização para sair tudo conforme planejado.

Pensando em uma forma de ajudar as óticas a se prepararem para essas comemorações, separamos diversas dicas que te ajudarão a se planejar para as festas de fim de ano. Confira neste artigo as 3 primeiras:

1 – Orçamento

Antes de iniciar as compras de produtos, enfeites, brindes, preparar a confraternização e outras ações, é muito importante que você tenha preparado alguma reserva financeira para sua ótica nesta data especial.

Essa organização e acompanhamento devem ser feitos mensalmente para qualquer ação que planeja fazer, seja para a Páscoa, Dia dos Namorados, entre outras datas que movimentam o comercio.

O orçamento também é muito importante para garantir que você não fique sem um capital de giro, podendo assim causar impactos em seus saldos.

Se você não sabe como fazer ou por onde começar, esse acompanhamento pode ser realizado a partir da análise de seu fluxo de caixa, devendo ser preparado mensalmente, porém programando as ações com no mínimo 3 meses de antecedência do início do período.

[DICA!] Efetue uma pesquisa de preços dos possíveis produtos que irá comprar. Isso é fundamental para que você tenha uma base de quanto gastará e o melhor local para efetuar suas compras.

Tendo essa base, é hora de analisar o seu fluxo de caixa detalhadamente, verificando quanto você tem disponível para investir nas ações dessa data. Mas fique atento, pois se as compras forem feitas no cartão de credito, devem ser analisadas as datas “futuras” do seu fluxo, para que você não venha a ter nenhum impacto negativo em seu saldo futuramente.

2 – Defina um objetivo e crie o cenário

Você tem uma meta traçada de vendas para esse final de ano?

Para conseguir fazer com que o seu investimento seja certeiro e que tenha uma taxa de retorno alta, é muito importante que você defina qual será o foco de vendas de sua ótica, seja ele óculos de sol, receituário ou acessórios.

Somente assim você pode partir para os próximos passos, que é: compra de produtos e enfeites, já focadas em seu objetivo final. Para te ajudar neste etapa, siga as dicas:

Checklist: Como organizar o ambiente da sua ótica.

Pense grande e saia da zona de conforto

Para que você consiga planejar a estratégia e cenário perfeito, é importante que você pense além, que seja criativo e que saia da famosa “zona de conforto”. Só assim você sairá das mesmice e terá melhores ideias.

Sem contar que, conseguir agir e pensar dessa forma, além de muito importante, é primordial para se destacar de seus concorrentes.

Reveja seu objetivo e público atual

Para conseguir pensar a longo prazo e formular uma estratégia eficiente, vamos fazer uma reflexão do cenário atual:
“Qual vem sendo o objetivo do comercio hoje em dia?”

De forma geral e resumida, uma resposta pode ser: VENDER, certo?

Porém, dentro desse “vender”, está envolvido a disseminação de público alvo, o que significa que o objetivo também pode ser definido como:
“Vender a todos que estão dispostos a comprar.”

Sua ótica pode vir a fornecer exatamente isso, se começar a abordar mais tipos de clientes, oferecendo uma variedade maior de produtos e serviços e principalmente, proporcionando uma ótima experiência para o cliente dentro da ótica.

3 – Separe os produtos e crie os espaços

Definidos os objetivos, separe os produtos-chave que você deseja dar maior destaque e analise os espaços mais visíveis em sua loja, para poder montar o seu cenário.

Não precisa ser necessariamente apenas na vitrine, você pode criar um espaço exclusivo, seja em uma bancada, no caixa ou até mesmo no balcão de atendimento, que é um lugar onde o cliente aguarda enquanto você efetua o seu cadastro ou passa o orçamento dos produtos.

4 – Divulgação

Planejar ações de divulgação de seus produtos é um dos pontos fortes para atrair mais pessoas para sua ótica.

Com isso, crie uma campanha de divulgação em suas redes sociais, como por exemplo, no Facebook ou Instagram, publicando fotos de seus produtos, ofertas, vitrine e a sua equipe.

Outra tática que pode ajudar bastante na divulgação, é criar uma rede de indicação com parceiros, como por exemplo:

  • Lojas de brinquedos
  • Floriculturas
  • Joalherias
  • Loja de roupas

Você pode combinar com seus parceiros de que sejam criados cartões e promoções personalizadas, como:

“Ao comprar um produto na ótica, seu cliente receberá um cartão que lhe dará um desconto de 10% na floricultura parceira.”

Isso pode deixar sua marca mais forte e aumentar o engajamento com seu público.

5 – Encante através dos detalhes

Dica de cartão de Natal
Além do visual, forneça detalhes para que a experiência em sua ótica seja ainda melhor.

Normalmente, o fim de ano é uma das datas onde há muita troca de presentes, seja para o Natal ou para confraternizações, de forma que muitas pessoas entrarão em sua ótica a procura de um presente legal e com um preço bacana.

Pensando nisso, essa é a hora de fidelizar os seus clientes!

Invista nos detalhes na venda de um presente, para que seja um dos seus diferenciais. Esteja atento com:

Embrulho de Presente

Compre embrulhos especiais e dinâmicos para cada “tipo” de cliente, tais como:

  • Crianças: embrulhos coloridos, com decoração de super-heróis, bailarinas;
  • Casal: embrulhos românticos, com corações, vinhos etc;
  • Família: embrulho com livros, xícaras de café, cores únicas;
  • Amigo: embrulho descontraído.

Se você não tiver muitas opções, pode escolher embrulhos com cores únicas e apenas alternar as cores dos laços para fechar o embrulho do presente.

Cartão de presente

Inclua um cartão de presente no embrulho.

Sabe aqueles brancos que normalmente são entregues juntos com cestas ou flores?

Dê ao cliente a possibilidade de entregar mais que o presente, que possa escrever uma mensagem, aperfeiçoando sua experiência de compra.

6 – Programa de fidelidade

Sabendo que essa é uma época onde o movimento no comercio é grande, criar um programa de fidelidade pode ser uma ótima estratégia para manter os seus clientes engajados e aumentar o faturamento da sua ótica.

Você pode criar um cartão de pontos, onde a cada compra que o cliente realizar, ganha uma pontuação que irá ser transformada em descontos ou premiações.

Nesse cartão, pode ser incluído um adicional de pontos por indicação, por exemplo. Isso pode aumentar o número de chances do cliente ter um desconto maior ou conquistar os prêmios e consequentemente, aumentar o volume de vendas em sua ótica.

7 – Invista tempo e sempre acredite em seus vendedores

Fidelizar o cliente envolve mais do que somente o visual da sua ótica e os brindes que você pode oferecer.

Para o engajamento dar certo, é muito importante que o atendimento dos vendedores esteja sempre a altura e que eles estejam comprometidos com as metas e objetivos traçados.

Para isso, é necessário que alguns pontos estejam alinhados e que você prepare os seus vendedores para essa maratona de final de ano. Para te ajudar nisso, dê atenção aos seguintes pontos:

Reunião de alinhamento

A reunião de alinhamento deveria ser necessariamente efetuada no mínimo uma vez no mês, tanto para feedbacks do mês que se fecha, quanto para o alinhamento das metas e objetivos do mês que se inicia.

Para esse período de final de ano, efetue uma reunião com no mínimo 3 dias de antecedência com sua equipe, com o objetivo de alinhar e transmitir a eles as meta e também fazendo com que trabalhem motivados e compromissados com a MISSÃO da ótica (e não apenas com regras).

Após essa primeira reunião, é importante manter os vendedores sempre engajados. Para isso, deve ser planejado também reuniões semanais para acompanhar o andamento dessa missão, demonstrando e analisando os resultados e os incentivando com feedbacks.

Aparência visual / uniforme

Se sua ótica não possui um uniforme padrão, combine com seus colaboradores algumas roupas para que sua equipe esteja “parecida” (cores, modelos etc). Além de passar mais profissionalismo, transmite um ambiente mais claro e organizado.

Treine uma ABORDAGEM especial

Principalmente durante o mês de dezembro, muitas pessoas entram nas lojas apenas para pesquisar preços.

Para você fazer com que essas pessoas efetuem as compras, deixe seus colaboradores atualizados de todas as ofertas, estratégias e principalmente, treinados com técnicas de vendas e negociações.

Treine demais operações

Além de vender, o vendedor também é responsável por efetuar o cadastro do cliente em um sistema de gestão que a ótica utiliza e efetuar a venda com emissão do cupom fiscal, garantindo assim que os clientes tenham garantias dos produtos e possam fazer as devidas trocas dos presentes, se necessário.

Com isso, é muito importante garantir que os seus colaboradores saibam efetuar os principais processos do seu sistema, como o de vendas, emissão de cupom fiscal e devoluções.

Portanto, faça uma pesquisa com sua equipe sobre suas maiores dificuldades e contate o suporte de seu sistema de gestão para treiná-los e qualificá-los, certificando assim que tenham o melhor resultado possível.

Motivação

Além de mantê-los atualizados e treinados, é muito importante que sua equipe sempre continue motivada a fechar o ano com muito sucesso.

Para ajudar nisso, oferecer brindes ou bonificações extras para o atingimento das metas, pode ser umas das estratégias.

É muito importante também, que o ambiente de trabalho dentro da ótica seja positivo, que sua equipe trabalhe em conjunto e que haja transparência entre todos os setores, pois isso impacta diretamente no quão motivados seus colaboradores estarão no dia a dia.

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Bianca Boscolo

Sou formada em Administração de Empresas pela UNIP-Campinas, com especialização em Gestão de Pessoas pela FAJ. Me considero uma pessoa cheia de energias e apaixonada por uma boa cerveja artesanal. Descobri o segmento ótico em 2011, onde trabalhei em uma ótica por dois anos até ingressar na Optidados. E é com essa energia e experiência que escrevo com grande atenção para o Blog Optidados.

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