O fim do ano está próximo novamente, e os lojistas já começam a pensar em formas de decorar suas vitrines e de oferecer promoções e ofertas, que estejam de acordo com a cultura da empresa e que passe o espírito natalino e a energia de um novo ano. Tudo isso, para despertar o desejo dos consumidores.

Aliás, não tem nada mais encantador e tentador do que ver ou entrar em uma loja que tenha caprichado em seu visual e em suas ofertas. E é nessas horas precisamos de muita criatividade e organização para sair tudo conforme planejado.

Pensando em uma forma de ajudar as óticas a se prepararem para essas comemorações, separamos diversas dicas que te ajudarão a se planejar para as festas de fim de ano. Confira neste artigo as 3 primeiras:

1 – Orçamento

Antes de iniciar as compras de produtos, enfeites, brindes, preparar a confraternização e outras ações, é muito importante que você tenha preparado alguma reserva financeira para sua ótica nesta data especial.

Essa organização e acompanhamento devem ser feitos mensalmente para qualquer ação que planeja fazer, seja para a Páscoa, Dia dos Namorados, entre outras datas que movimentam o comercio.

O orçamento também é muito importante para garantir que você não fique sem um capital de giro, podendo assim causar impactos em seus saldos.

Se você não sabe como fazer ou por onde começar, esse acompanhamento pode ser realizado a partir da análise de seu fluxo de caixa, devendo ser preparado mensalmente, porém programando as ações com no mínimo 3 meses de antecedência do início do período.

[DICA!] Efetue uma pesquisa de preços dos possíveis produtos que irá comprar. Isso é fundamental para que você tenha uma base de quanto gastará e o melhor local para efetuar suas compras.

Tendo essa base, é hora de analisar o seu fluxo de caixa detalhadamente, verificando quanto você tem disponível para investir nas ações dessa data. Mas fique atento, pois se as compras forem feitas no cartão de credito, devem ser analisadas as datas “futuras” do seu fluxo, para que você não venha a ter nenhum impacto negativo em seu saldo futuramente.

2 – Defina um objetivo e crie o cenário

Você tem uma meta traçada de vendas para esse final de ano?

Para conseguir fazer com que o seu investimento seja certeiro e que tenha uma taxa de retorno alta, é muito importante que você defina qual será o foco de vendas de sua ótica, seja ele óculos de sol, receituário ou acessórios.

Somente assim você pode partir para os próximos passos, que é: compra de produtos e enfeites, já focadas em seu objetivo final. Para te ajudar neste etapa, siga as dicas:

Checklist: Como organizar o ambiente da sua ótica.

Pense grande e saia da zona de conforto

Para que você consiga planejar a estratégia e cenário perfeito, é importante que você pense além, que seja criativo e que saia da famosa “zona de conforto”. Só assim você sairá das mesmice e terá melhores ideias.

Sem contar que, conseguir agir e pensar dessa forma, além de muito importante, é primordial para se destacar de seus concorrentes.

Reveja seu objetivo e público atual

Para conseguir pensar a longo prazo e formular uma estratégia eficiente, vamos fazer uma reflexão do cenário atual:
“Qual vem sendo o objetivo do comercio hoje em dia?”

De forma geral e resumida, uma resposta pode ser: VENDER, certo?

Porém, dentro desse “vender”, está envolvido a disseminação de público alvo, o que significa que o objetivo também pode ser definido como:
“Vender a todos que estão dispostos a comprar.”

Sua ótica pode vir a fornecer exatamente isso, se começar a abordar mais tipos de clientes, oferecendo uma variedade maior de produtos e serviços e principalmente, proporcionando uma ótima experiência para o cliente dentro da ótica.

3 – Separe os produtos e crie os espaços

Definidos os objetivos, separe os produtos-chave que você deseja dar maior destaque e analise os espaços mais visíveis em sua loja, para poder montar o seu cenário.

Não precisa ser necessariamente apenas na vitrine, você pode criar um espaço exclusivo, seja em uma bancada, no caixa ou até mesmo no balcão de atendimento, que é um lugar onde o cliente aguarda enquanto você efetua o seu cadastro ou passa o orçamento dos produtos.

Acompanhe as demais dicas para o final de ano

Essas são apenas algumas dicas iniciais para começar a montar um visual atrativo e encantador para sua ótica e fazer com que seus resultados sejam os melhores possíveis.

Agora, acompanhe a segunda parte do artigo CLICANDO AQUI.

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Bianca Boscolo

Sou formada em Administração de Empresas pela UNIP-Campinas, com especialização em Gestão de Pessoas pela FAJ. Me considero uma pessoa cheia de energias e apaixonada por uma boa cerveja artesanal. Descobri o segmento ótico em 2011, onde trabalhei em uma ótica por dois anos até ingressar na Optidados. E é com essa energia e experiência que escrevo com grande atenção para o Blog Optidados.

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